Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
A Antropologia no Guia do PNLD 2021: qual a situação da Antropologia nos livros didáticos pós-reforma do Ensino Médio?
Em 2017 ocorreu a então chamada Reforma do Ensino Médio, modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), através da lei 13.415. Após a reforma, a Base Nacional Comum Curricular foi apressadamente consolidada e institucionalizada como diretriz para a Educação Básica, alterando profundamente o currículo do Ensino Médio. Entre as diversas modificações curriculares, uma das consequências foi a alteração dos objetos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que na edição de 2021 passou a selecionar livros didáticos por área de conhecimento, rompendo com um ciclo histórico de produção e circulação de livros para as disciplinas, incluindo aqueles para a Sociologia. Sendo assim, as disciplinas de Ciências Humanas passaram a integrar os livros didáticos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), caracterizando um material interdisciplinar. O presente trabalho propõe, utilizando a metodologia de análise documental, uma investigação sobre o Guia do PNLD do ano de 2021, o qual se constitui como um documento que apresenta uma síntese dos conteúdos, das atividades e das formas de avaliação presentes nos livros didáticos selecionados para a educação básica no Brasil. Ainda, considerando que a disciplina Sociologia no Ensino Médio é o meio que proporciona também a aprendizagem de conteúdos de Antropologia e Ciência Política, o objetivo do trabalho é realizar uma análise dos conteúdos de Antropologia, mais precisamente verificando se há uma presença consolidada desse saber e como ele está colocado no Guia. Uma vez que com o teor interdisciplinar dos novos manuais, levanta-se a hipótese de uma possível redução de conteúdos das disciplinas e uma dúvida sobre como esses saberes são apresentados para os e as estudantes do Ensino Médio brasileiro através dos livros didáticos.
A base para a investigação será o Guia do PNLD 2018, em que pode ser encontrado livros didáticos ainda divididos por disciplinas, o Guia de 2018 será tomado como base para se fazer um paralelo das mudanças (ou se há mudanças) entre os conteúdos de Antropologia antes e depois da reforma do Ensino Médio.
Nos resultados preliminares, constatou-se, com base no Guia de 2021, que o ensino de Antropologia pode estar sujeito à deterioração. Isso ocorre porque os recentes materiais didáticos abordam as Ciências Humanas de forma muito integrada, o que pode resultar em uma abordagem superficial da disciplina. Na prática, o ensino desse saber estará sujeito ao(à) docente em sala de aula, que poderá ou não aprofundar os conceitos da disciplina.