Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 021: Antropologia e Extensão Universitária
Círculos de Culturas, cidade e pertencimento: diálogos entre saberes e extensão universitária.
O presente trabalho pretende apresentar e discutir o projeto de extensão “Educação, cidade e pertencimento: círculos de culturas entre coletivos estudantis e artísticos da cidade de Campos dos Goytacazes”, que venho realizando no Departamento de Ciências Sociais da UFF. O projeto tem como proposta promover encontros e trocas de saberes que entrecruzam práticas sociais, artísticas e lúdicas entre experiências educativas e artísticas de coletivos e grupos de dentro e fora da Universidade. A partir dos princípios e metodologias freirianos da educação popular, a proposta de extensão busca conectar Universidade e cidade com a criação de círculos de cultura, criando um espaço de troca e acolhimento que prezam pela dialogicidade, valorização dos diferentes saberes, desenvolvimento da consciência crítica e da autonomia dos sujeitos envolvidos. Assim, de modo geral, busca-se criar parcerias, ações e conhecimentos críticos e engajados com o território e comunidades na qual a Universidade está alocada, colocando em diálogo coletivos locais com jovens universitários, na sua maioria oriundos de outras cidade e que não conhecem muito bem a cidade, restringindo suas atividades entre local de estudos e moradia. Com isso, os Círculos de Culturas vem se tornando uma prática educativa importante na construção de vínculos na universidade e também de laços de pertencimento com a cidade a partir de trocas de saberes e mapas afetivos entre a cidade de origem e a cultura local. No entanto, o diálogo educacional e intercultural entre conhecimentos formais e não formais não é fácil e pode gerar muito atrito, se tornando desafiador diante da hierarquia de saberes e da formatação curricular das instituições de ensino. O presente trabalho busca levantar alguns questionamentos em torno de educação, cultura e pertencimento, bem como a função extensionista e de relação entre Universidade e comunidades locais.
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