Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 090: Religiões afro-ameríndias entre Norte e Nordeste do Brasil: territórios, trânsitos e práticas
Religiosidades no sertão profundo: pluralidade de matrizes espirituais em uma família de Cedro - Ceará
A pesquisa intitulada Religiosidades no sertão profundo: pluralidade de matrizes espirituais em uma
família de Cedro - Ceará debate a influência de diversas religiosidades no imaginário de um grupo familiar,
parentes dos autores, que reside majoritariamente em Cedro, município localizado no sertão profundo da
região Centro-Sul do Ceará. O presente trabalho é parte de uma dissertação em construção do programa
associado do Mestrado em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração
Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Optou-se por uma pesquisa de abordagem
qualitativa/interpretativa, para melhor compreender: até que ponto as religiosidades etnografadas apresentam
arranjos únicos de crenças?; se os elementos destas religiosidades estão circunscritos apenas ao referido
grupo familiar, ou se estes transcendem ao seu entorno imediato? Estas perguntas de partida baseiam-se na
investigação sobre como os sujeitos da pesquisa constroem e materializam o espiritual, o religioso e o
simbólico, no território onde estão inseridos. Diante da realidade observada no campo, mediante a análise
das entrevistas, da comparação do material com cosmopercepções e etnografias provenientes de diferentes
matrizes étnicas e religiosas - em diálogo com autores como Juana Elbein dos Santos (1986), Sobonfu Somé
(2007), Grunewald e Savoldi (2020) - constatou-se, até aqui, que existe uma imensa complexidade de
influências nas crenças e rituais etnografados. Uma série de elementos trazidos pelos entrevistados
(vocábulos, rituais) são encontrados em povos tradicionais do Caribe, em grupos de cangaceiros antigos e em
povos indígenas do norte do Brasil. Outras dimensões também são analisadas: a memória afetiva que esses
sujeitos têm com o passado, no qual a espiritualidade era celebrada, porém de forma diferente; a relação
entre diferentes gerações perante o sagrado; a relação dos sujeitos da pesquisa com entes espirituais
não-humanos e com a feitiçaria. Para uma melhor compreensão do imaginário estudado, foi necessário
entrevistar sujeitos que não eram do grupo familiar, mas que eram considerados mestres espirituais por este
e por outras pessoas da cidade. Alguns personagens populares da região são retratados nessa discussão, pois,
em Cedro, além de entidades não-humanas, há também entidades super-humanas populares, isto é, pessoas que
são consideradas capazes de realizar o sobrenatural. Por fim, compreende-se que há nesta pesquisa um
relevante potencial para o estudo das dinâmicas das religiosidades no interior do Ceará.
Palavras-chave: Antropologia da religião; Religiosidades afro-indígenas; Sertão Profundo.