ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 090: Religiões afro-ameríndias entre Norte e Nordeste do Brasil: territórios, trânsitos e práticas
Religiosidades no sertão profundo: pluralidade de matrizes espirituais em uma família de Cedro - Ceará
A pesquisa intitulada Religiosidades no sertão profundo: pluralidade de matrizes espirituais em uma família de Cedro - Ceará debate a influência de diversas religiosidades no imaginário de um grupo familiar, parentes dos autores, que reside majoritariamente em Cedro, município localizado no sertão profundo da região Centro-Sul do Ceará. O presente trabalho é parte de uma dissertação em construção do programa associado do Mestrado em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa/interpretativa, para melhor compreender: até que ponto as religiosidades etnografadas apresentam arranjos únicos de crenças?; se os elementos destas religiosidades estão circunscritos apenas ao referido grupo familiar, ou se estes transcendem ao seu entorno imediato? Estas perguntas de partida baseiam-se na investigação sobre como os sujeitos da pesquisa constroem e materializam o espiritual, o religioso e o simbólico, no território onde estão inseridos. Diante da realidade observada no campo, mediante a análise das entrevistas, da comparação do material com cosmopercepções e etnografias provenientes de diferentes matrizes étnicas e religiosas - em diálogo com autores como Juana Elbein dos Santos (1986), Sobonfu Somé (2007), Grunewald e Savoldi (2020) - constatou-se, até aqui, que existe uma imensa complexidade de influências nas crenças e rituais etnografados. Uma série de elementos trazidos pelos entrevistados (vocábulos, rituais) são encontrados em povos tradicionais do Caribe, em grupos de cangaceiros antigos e em povos indígenas do norte do Brasil. Outras dimensões também são analisadas: a memória afetiva que esses sujeitos têm com o passado, no qual a espiritualidade era celebrada, porém de forma diferente; a relação entre diferentes gerações perante o sagrado; a relação dos sujeitos da pesquisa com entes espirituais não-humanos e com a feitiçaria. Para uma melhor compreensão do imaginário estudado, foi necessário entrevistar sujeitos que não eram do grupo familiar, mas que eram considerados mestres espirituais por este e por outras pessoas da cidade. Alguns personagens populares da região são retratados nessa discussão, pois, em Cedro, além de entidades não-humanas, há também entidades super-humanas populares, isto é, pessoas que são consideradas capazes de realizar o sobrenatural. Por fim, compreende-se que há nesta pesquisa um relevante potencial para o estudo das dinâmicas das religiosidades no interior do Ceará. Palavras-chave: Antropologia da religião; Religiosidades afro-indígenas; Sertão Profundo.