Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 087: Práticas espirituais na África e nas Américas
Dançantes no mundo: vínculos e itinerários de terecozeiras na região de Codó
Neste trabalho descrevo experiências e narrativas de brincantes do terecô uma religião de matriz
africana - que não têm ligações fixas ou vínculos oficiais com uma tenda. Nesse contexto, as tendas são os
espaços nos quais se realizam diversas obrigações com as entidades, como festejos, sessões e atendimentos às
pessoas que buscam por conselhos e outros tipos de ajuda. Estes locais são chefiados por um pai ou mãe de
santo, e formados por seus filhos e filhas, e por uma diretoria (secretários e diretores responsáveis por
questões de ordem financeira e de comunicação). Apesar da centralidade das tendas na vida de um brincante
(terecozeiro ou baiador) nem todos têm vínculos unívocos ou contínuos com elas. Algumas dessas ligações não
remetem a lógicas fixas e duradouras, indicando que muitos dos terecozeiros que dançam em certas tendas em
período de festa não necessariamente se identificam como pertencendo a elas. Nos contextos de pagamento de
visita que uma espécie de dádiva e contradádiva entre tendas, que retribuem as presenças em suas festas -
é possível encontrar dessas brincantes que circulam. Uma delas é Diva, uma senhora de quase 60 anos, que se
destaca ao chegar nas tendas já posta com suas vestes de dançante. Sempre cumprimentando a todos de forma
muito simpática, conta que já andou muitas distâncias para baiar ou dançar terecô. Segundo ela, suas
entidades (encantados ou guias) até deixam passar a tenda, mas a dança, não!. A partir de uma etnografia de
sua história e de outras duas mulheres, pretendo analisar experiências de criação de vínculos com as
entidades e com os lugares que não passam necessariamente pela ação de assentar a entidade ou a pessoa em
uma tenda específica, mas que são tecidas a partir de percursos tanto das entidades quanto das pessoas.
Busco, assim, refletir sobre cuidados, vínculos e itinerários que não remetem à relação tenda e seu
respectivo pais e mães de santo, mas colocam em primeiro plano a relação da pessoa com a entidade.
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