ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 087: Práticas espirituais na África e nas Américas
Dançantes no mundo: vínculos e itinerários de terecozeiras na região de Codó
Neste trabalho descrevo experiências e narrativas de brincantes do terecô – uma religião de matriz africana - que não têm ligações fixas ou vínculos oficiais com uma tenda. Nesse contexto, as tendas são os espaços nos quais se realizam diversas obrigações com as entidades, como festejos, sessões e atendimentos às pessoas que buscam por conselhos e outros tipos de ajuda. Estes locais são chefiados por um pai ou mãe de santo, e formados por seus filhos e filhas, e por uma diretoria (secretários e diretores responsáveis por questões de ordem financeira e de comunicação). Apesar da centralidade das tendas na vida de um brincante (terecozeiro ou baiador) nem todos têm vínculos unívocos ou contínuos com elas. Algumas dessas ligações não remetem a lógicas fixas e duradouras, indicando que muitos dos terecozeiros que dançam em certas tendas em período de festa não necessariamente se identificam como pertencendo a elas. Nos contextos de pagamento de visita – que uma espécie de dádiva e contradádiva entre tendas, que retribuem as presenças em suas festas - é possível encontrar dessas brincantes que circulam. Uma delas é Diva, uma senhora de quase 60 anos, que se destaca ao chegar nas tendas já posta com suas vestes de dançante. Sempre cumprimentando a todos de forma muito simpática, conta que já andou muitas distâncias para baiar ou dançar terecô. Segundo ela, suas entidades (encantados ou guias) até deixam passar a tenda, mas a dança, não!”. A partir de uma etnografia de sua história e de outras duas mulheres, pretendo analisar experiências de criação de vínculos com as entidades e com os lugares que não passam necessariamente pela ação de assentar a entidade ou a pessoa em uma tenda específica, mas que são tecidas a partir de percursos tanto das entidades quanto das pessoas. Busco, assim, refletir sobre cuidados, vínculos e itinerários que não remetem à relação tenda e seu respectivo pais e mães de santo, mas colocam em primeiro plano a relação da pessoa com a entidade.