ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 008: Antropologia da Arte
Paisagens cenográficas nas ruínas da mineração: Arte e natureza nos lugares de ausência do Instituto Inhotim
O Instituto Inhotim localizado no município de Brumadinho, Minas Gerais, propõe um espaço de imersão e experimentação entre obras de arte e jardins paisagísticos explorando a potencialidade da relação entre arte e natureza. Os lugares que surgem dessa proposta tomam as mais diversas formas, colocando as relações entre obras/estruturas expográficas, cultura/natureza e lugar/caminho em evidência. As experiências produzidas pelo museu, únicas em sua estética e múltiplas em seus arranjos espaciais, carregam ausências e presenças e revelam a centralidade de determinados corpos na construção de sua arte. Aspectos do contexto da região e da formação da instituição, eclipsados na produção da experiência, tomaram corpo na minha percepção direcionando o escopo das discussões para as relações entre arte, natureza, capitalismo e colonialismo tendo como eixo a mineração. Esta que, não se emaranha somente com a região de Brumadinho, mas sustenta as bases do museu. O Inhotim tomou a forma de um agente que retroalimenta a estrutura desse capitalismo feral e colonial ao qual estamos imersos, se apropriando até mesmo das críticas e movimentos de resistência a ele na produção de paisagens cenográficas que mascaram esse processo. Esse estudo tem como objetivo analisar a dinâmica das relações - obliteradas ou não - que produzem o Instituto e sua experiência nos moldes que ele propõe, assim como compreender os tipos de arte e natureza que estão emergindo desse lugar. A noção de paisagem percorre o texto enquanto um eixo de minhas análises dada a sua centralidade nas propostas conceituais do instituto. Nesse sentido, em minhas discussões busquei pintar a paisagem que se formou para mim a partir das ausências e presenças colocadas pelo Inhotim acionando experiências etnográficas, reflexões produzidas anteriormente sobre o instituto e seu contexto social, político, geográfico e histórico e discussões que percorrem os campos de antropologia da arte, da economia e da ciência.