Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 084: Patrimônios Culturais, Gênero e Diversidade Sexual: confluências e divergências
O acervo de Natalina Cuba Barros, mulher e fotógrafa durante o Estado Novo em Portugal, no Centro
Português de Fotografia, Porto
Esta pesquisa tem por objetivo discutir a trajetória de Natalina Cuba Barros, fotógrafa talentosa, mas
que, devido ao contexto da época, o Estado Novo em Portugal, deixa a fotografia de lado para assumir as
funções esperadas para uma mulher de família. As fontes utilizadas para discussão são: o fundo arquivístico
de Natalina Cuba Barros, pertencente ao Centro Português de Fotografia, em Porto, para o qual foram doados
os seus negativos no período de 1946 a 1966; os álbuns de família organizados pela própria Natalina ainda na
posse da sua filha; o depoimento de sua filha a respeito dos registros fotográficos de sua mãe, assim como
os álbuns, com as provas de artista, que foram posteriormente organizados por ela após o falecimento de
Natalina. O conjunto dessas fontes nos permite discutir uma série de questões relevantes a respeito das
práticas sociais de registro e transmissão de memórias por meio da fotografia. Nelas podemos observar as
diferenças de gênero nos registros fotográficos do período, seu aprendizado técnico e artístico durante os
anos em que trabalhou no Studio Photo Stand, de 1948 a 1955, a tensão entre a memória pessoal (negativos) e
a memória coletiva (álbuns de família), as relações estabelecidas entre fotografia e narrativa, e os
caminhos que conduziram à patrimonialização de seu acervo.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
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