Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 072: Migrações, mobilidades e deslocamentos: problemas sociais, desafios antropológicos
(I)migração venezuelana: O contexto da alfabetização de crianças brasileiras e venezuelanas nas escolas
municipais de Boa Vista/RR
Nesta investigação buscamos o entendimento de como a SMEC e as escolas públicas de Boa Vista/RR estão
respondendo ao processo de alfabetização considerando os influxos de crianças venezuelanas. Adentramos numa
investigação etnográfica em 2 escolas municipais de Boa Vista/RR. Com isso, realizamos entrevistas com a
SMEC, com a equipe gestora e os professores das escolas e elaboramos categorias de análise: Formação;
Atuação; Relações e Desafios. No que tange à formação profissional, todos os sujeitos apresentam formação
condizente com a área de atuação e destacam as ações que a SMEC vem oferecendo. Na Atuação profissional
percebemos que os profissionais têm se empenhado nas distintas ações deliberadas pela SMEC, contudo, há a
necessidade da família estar presente neste processo, indiferente da nacionalidade, o que implica nas
Relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos (gestão, pais e crianças). A (i)migração
intensificou alguns pontos, contudo, fica claro que o agravamento e o surgimento de alguns problemas se
deram não somente pela (i)migração. A pandemia da Covid-19 e a questão econômica das famílias aparecem como
elementos importantes no processo de alfabetização e na relação que se estabelece entre a escola com as
famílias e as crianças. Assim, os desafios encontrados nos processos de alfabetização viabilizam e dão vazão
para o entendimento de problemas estruturais decorrentes de vários fatores sociais que passam a ser
analisados e buscadas alternativas para sanar as problemáticas junto à SMEC.
Palavras-chave: Migração; Alfabetização; Crianças.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA