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Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 056: Etnografias do catolicismo: práticas, rituais, experiências e trajetórias em perspectiva
UMA ESPECIALISTA ENTRE DOIS MUNDOS: Catolicismo popular e afro-brasileiro.
Este trabalho é parte da minha pesquisa de dissertação que tem como objetivo principal estudar a produção do conhecimento por parte de uma cartomante na região Nordeste, investigando como ela realiza o processo de adivinhação e como isso contribui para a construção do conhecimento. O ponto de análise foi o sistema ritual adivinhatório de Dona Luíza, que se baseia no uso das cartas de diversos baralhos/tarôs em seu contexto de residência no município de Camocim, no Ceará, litoral norte do Estado. Além disso, a cartomante em questão é um sujeito que transita na convergência entre dois campos religiosos. O Catolicismo Popular é uma forma de religiosidade que combina práticas, crenças e rituais populares. É caracterizado por uma forte devoção aos santos, à Virgem Maria e a outros símbolos e figuras religiosas. No Brasil, essa forma de catolicismo muitas vezes se mistura com elementos das religiões afro-brasileiras, resultando em relações de convergência religiosa. Por outro lado, as religiões afro-brasileiras são tradições religiosas trazidas pelos africanos escravizados durante o período colonial. Elas têm suas raízes nas crenças e práticas dos povos africanos, como o Candomblé, originário da região iorubá, e a Umbanda, uma religião desenvolvida a partir das convergências de elementos do espiritismo, do catolicismo e das tradições indígenas. No Brasil, onde a diversidade religiosa é uma característica marcante, compreender e estudar o diálogo e os contrastes entre o Catolicismo Popular e as religiões Afro-brasileiras é fundamental para uma análise mais profunda das práticas religiosas e das identidades culturais construídas no país. Neste texto, busco apresentar a figura da cartomante como uma especialista que transita entre esses dois mundos e desempenha um papel curioso na promoção do diálogo inter-religioso e na valorização da sua própria produção de conhecimento, assim como do discurso plural religioso.