Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 075: Mundos em performance: interfaces entre antropologia e arte
O humor religioso nas redes sociais digitais: uma análise da atuação humorística de influenciadores
evangélicos em contextos digitais
Partindo de um interesse de pesquisa em analisar a atuação de evangélicos em espaços públicos, com foco
no espaço digital a partir da observação continuada em redes sociais como Instagram, YouTube, TikTok, etc.,
é perceptível que há uma significativa presença de influenciadores evangélicos de diferentes denominações
nas mídias digitais com uma profícua produção de conteúdos de diversos formatos feitos para serem publicados
nas redes sociais digitais. Claro, a relação entre esses grupos religiosos com as mídias como rádios,
televisão, jornais e nos meios digitais não é novidade. Dentre os diversos usos midiático-digitais
possíveis, um desses formatos de produção de conteúdo é o uso do humor, seja na produção de memes, de
esquetes humorísticas, de divulgação de trechos de shows de stand-up comedy, etc. Em uma pesquisa anterior
para a monografia, investiguei o uso humorístico do pastor Claudio Duarte para abordar questões religiosas,
como por exemplo, questões matrimoniais a partir da valoração de uma moralidade conservadora em torno dos
papeis sociais do "marido" e da "esposa" valendo-se de uma percepção cristã. A ideia agora é dar
continuidade à pesquisa sobre a relação entre o humor e religião em contextos digitais tendo em visto que o
humor é um fenômeno social multifacetado, portanto, pode ser utilizado de diversas formas que vão desde o
uso político seja como crítico de estruturas vigentes ou conservador, mas também como uma forma de
comunicação cotidiana mais ampla. Em vista disso, o presente trabalho visa debater, a partir de uma
perspectiva qualitativa, sobre a atuação humorística de influenciadores evangélicos nessas redes em
articulação com a gramática religiosa a partir da noção de que o humor enquanto arte e discurso se mostra
como uma potente possibilidade de atuação que é mobilizada por evangélicos para atuar nas redes sociais,
desempenhando um papel relevante na veiculação dos mais diversos conteúdos no ambiente digital.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA