Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 099: Técnica, Território e Práticas de Conhecimento
A agroecologia como Educação Ambiental em um território de reforma agrária no Distrito Federal
Neste trabalho buscamos compreender como as práticas de conhecimento
agroecológicas contribuem na formação dos estudantes de uma escola do campo
localizada em espaço de Reforma Agrária no Distrito Federal. O Centro Educacional
Agro urbano - CED Agro urbano Ipê, localizado no Conglomerado Agro urbano - CAUB
I, Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, possui grande valor para a comunidade escolar
circundante porque promove diversos projetos voltados para a conservação ambiental, a
valorização da cultura do campo e o fortalecimento de práticas que contribuem para a
sustentabilidade cultural, social e econômica desse território comunitário.
Esses sujeitos campesinos em sua maioria têm uma relação direta de produção de
conhecimentos com recursos provenientes da terra. Nesse sentido, o CED Agrourbano
Ipê promove diversos projetos através confluência entre saberes populares e saberes
científicos em conjunto com a comunidade, objetivando uma educação ambiental pensada
para o exercício do cuidado com a vida nas diversas formas e especificidades. Nesta
comunicação enfocamos o sistema sociotécnico desenvolvido pela escola que articula as
ações humanas com água, peixes e plantas. A aguaponia é um sistema de produção
integrado que combina a captação de água da chuva para abastecimento de um tanque de
criação de peixes, por sua vez associado a uma composteira e ao sistema agroflorestal nas
escolas e nas unidades de agricultura familiar do CAUB I. Abordaremos então essa cadeia
operatória com especial atenção para as intencionalidades e ritmos pedagógicos dessa
dinâmica ecológica com atenção aos processos de aprendizagem.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA