Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
A interface da antropologia visual e o ensino de história: uma proposta metodológica para o uso da narrativa fotográfica na sala de aula
Esta comunicação oral faz parte de uma pesquisa que tem o objetivo de compreender como a narrativa fotográfica pode se constituir em um instrumento didático, a partir da relação entre a antropologia visual e o ensino de história na formação de docentes da educação básica. No contexto das atividades deste estudo é traçado uma proposta metodológica fundamentada na etnografia Balinese character: a photographic analysis de autoria dos antropólogos Gregory Bateson e Margaret Mead. A ideia é utilizar o método desenvolvido nesta obra na elaboração de narrativas fotográficas e possibilitar apreensão da etnofotografia como uma linguagem, capaz de fomentar reflexões sobre inúmeros assuntos, a depender da escolha das imagens feitas pelos narradores visuais, sendo estes docentes/discentes, autores ou não das fotografias, visto que as narrativas também podem ser construídas com fotos de acervos. As atividades desta pesquisa são desenvolvidas no curso de formação de professores de História que atuam na educação básica e as primeiras ações têm proporcionado a seguinte reflexão: A interdisciplinaridade entre a antropologia e o ensino de história, realizada por meio da construção de narrativas fotográficas, possibilita a organização de um itinerário metodológico, o qual auxilia a leitura da imagem, o incentivo à pesquisa, o estímulo à criatividade e o incremento da habilidade para a produção de textos visuais por meio do entrecruzamento da ciência com a arte, ampliando, dessa forma, o universo cultural dos discentes.
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