Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 044: Dialéticas da plantations e da contraplantation: expropriação, recusa e fuga
O algodão, o bicudo e as sementes da paixão: histórias de um mundo desmantelado
Nesta comunicação, com base na experiência de antigos trabalhadores da plantation de algodão (Gossypium hirsutum L. Marie galante.) no semiárido paraibano, pretendo descrever como operava o referido sistema agrícola que até o início da década de 1980 vigorava como a principal atividade produtiva nesta região. Na medida em que se estabelecia, a monocultura desmantelava as relações sociais nativas então existentes, articulando paralelamente processos de dominação humana por meio de diversos modos de violência difusa que terminavam por imobilizar a mão de obra e exploração da natureza com a devastação da vida social mais que humana do bioma. Movimento que culminou no que hoje se reconhece como zonas em avançado estado de desertificação. Contudo, este mundo também veio se desmantelar, quando a súbita aparição do bicudo (Anthonomus grandis), um inseto até então nunca visto nesta região, terminou por impossibilitar a continuidade do cultivo do chamado ouro-branco em larga escala. Apesar deste movimento de simplificação da paisagem (que ainda segue em curso após o fim das monoculturas de algodão), nos pequenos plantios de subsistência, onde se cultivam as chamadas sementes da paixão, verifica-se a existência de refúgios bioculturais. Prática esta que se manteve a despeito dos constrangimentos exercidos pela plantation e permanece no presente como uma espécie de manifestação plena da vida para alguns agricultores familiares. Argumento que neste vínculo, articulados em em sintonia com o pulsar do ritmo das chuvas no inverno, humanos e vegetais, estabelecem por gerações, relações de cuidado em mútuo cultivo. Em minha reflexão, considerando o atual estado desmantelado do tempo e do mundo neste território, estabeleço um confronto entre dois modos de se relacionar com o mundo mais que humano, buscando explicitar os efeitos não intencionais provocados respectivamente por essas práticas.
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