Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 010: Antropologia da percepção e dos sentidos
Memórias de vivências na docência em escola pública: percepções de professoras aposentadas através da arte-etnografia
Este texto foi elaborado a partir das arte-escritas da tese intitulada “Olhares e movimentos com o que resta de giz nas mãos: memórias do mundo do trabalho de professoras aposentadas da rede pública de ensino e o patrimônio cultural escolar do município de Portão/RS”, defendida pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Esta pesquisa se realizou a partir de fontes bibliográficas, documentais e, principalmente, da arte-etnografia em encontros com sete professoras.
A etapa que se deu em campo foi realizada com um olhar diferenciado, à procura de um registro anterior do que se tem como imagem, através do ver o mundo com os sentidos. Nos encontros realizados, as conversas se deram a partir do roteiro semiestruturado, e a arte-etnografia possibilitou diferentes formas de perceber a identidade narrativa e o percurso docente de cada parceira de pesquisa. Estas rememorações colocam em jogo a potencialidade da arte como um tipo de força capaz de expandir os modos de pensar a docência, a educação e a escola.
O livro arte-etnográfico resultante dos encontros apresenta fotografias, escritas e criações artísticas realizadas pelas parceiras desta pesquisa, impulsionadas e desafiadas pela pesquisadora, partindo das rememorações do mundo do trabalho em educação. Por meio destes fazeres é possível observar delicadezas, espaços, potências, traços e movimentos. Estes gestos são acompanhados por um “aquarelar” da pesquisadora numa tentativa de reunir o pó de giz que resta nas mãos destas professoras. Este trabalho é uma tentativa de oferecer outras formas de leitura e apresentar as ricas imagens que fizeram parte deste percurso rodeado de sentidos e percepções das reminiscências de mulheres sobre a docência em escola pública.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA