Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 046: Educação diferenciada e territorialidades: fazeres, conflitos e resistências
Cidades educadoras e territorialidades: o continuum entre o urbano e o rural para um desenvolvimento sustentável
Tanto os espaços urbanos como os rurais guardam consigo suas especificidades sócio- espaciais, dentro desta perspectiva, o presente estudo propõe algumas reflexões acerca do continuum entre o urbano e o rural, a partir de um diálogo interdisciplinar entre os campos da educação e dos estudos urbanos. A discussão proposta parte da ideia síntese de cidades educadoras, entendidas como estratégias para implementação de ações educacionais visando a valorização de práticas sustentáveis e de valorização da vida, contribuindo para o debate que se assenta dentro de uma dimensão histórico social das relações inter e intra humanas. Percebe-se na atualidade uma confluência entre urbano e rural, uma vez que há uma combinação cada vez maior dos modos de vida que antes caracterizavam a dicotomia urbano-rural, seja nas práticas de sustentáveis de produção, armazenamento e obtenção de alimentos, seja nas formas de diminuir a emissão de gases poluentes, e de tantas outras formas de interação dialética entre a urbanidade e a ruralidade. Urbanidade e territorialidade são termos que designam concepções diferentes; enquanto o primeiro designa modernidade e civilidade o outro, dentro um viés de pejoratividade é usado para referir-se à rusticidade, ao atraso. Tal distinção entre moderno e arcaico, estão caindo em desuso quando se fala em sustentabilidade, pois o termo envolve a articulação entre natureza e sociedade, integrando ações que visem dirimir os riscos que afetam tanto a vida vegetal como a animal. Há de considerar que as configurações sócio-espaciais se apresentam de maneiras distintas, uma vez que têm relação com a diferentes concepções de sociedade e com os objetivos e os parâmetros econômicos e tecnológicos que circundam as sociedades. Logo, pensar numa perspectiva de cidades educadoras é promover ações que fortaleçam vínculos em prol de fazer com que a qualidade de vida e do ambiente sejam elementos chave na formação de um continuum entre rural e urbano, onde o ponto de sinergia seja as interseccionalidade que ambos encerram quando se fala em educação e cidadania. Os princípios chaves para se pensar o ideário da sustentabilidade tem como pilares a diversidade, os valores, as diferentes linguagens, a valorização da diversidade, as bases epistemológicas do conhecimento, as diferentes visões de mundo, valores associados à cultura, que se entrelaçam nesse complexo invólucro que se chama vida em sociedade, independente do território ao qual está circunscrito. É na confluência dos elementos ora expostos, que propomos novas formas de se pensar em ações educativas a partir de um olhar sobre as complexidades que envolvem o continuum urbano-rural, as quais revelam as diferentes geocrafizações, sem que se possa incorrer no esquecimento de que um é o continuum do outro.