Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Homens na docência: Gênero, Raça e Desigualdades
As primeiras séries do ensino básico no Brasil são o local de trabalho para uma grande maioria de mulheres que atuam como professoras. Essa demarcação feminina da profissão e do local de trabalho expressam as desigualdades e atribuições de gênero e raça em nossa sociedade, uma vez que espera-se que as mulheres estejam à frente da educação de crianças, principalmente as mais novas, ao passo em que esse trabalho não é valorizado socialmente dadas as precárias condições do exercício da profissão e a baixa remuneração. Quando professores homens e negros se encontram nessa profissão, se deparam com barreiras e falta de aceitação, estranhamento e desconfiança. Esse trabalha procura refletir sobre uma questão relacionada a esta problemática, qual seja: Como os professores das primeiras séries da Educação Básica, se apropriam/utilizam dos conhecimentos vindos das Ciências Sociais, especialmente da Antropologia, para ensinar e atuar em temas relacionados as questões de gênero e raça, no sentido de promover outras práticas didático-pedagógicas possibilitando uma equidade de gênero e raça em sala de aula? Como fio condutor para este trabalho está se refletindo tanto sobre o local da mulher ocupado em sala de aula e os embates vivenciados diariamente seja pela precarização em termos de valorização profissional, seja em relação a estrutura de trabalho, quanto pela sua ocupação por homens negros. Dialogando com os estudos da Antropologia relacionados a educação, gênero e raça, e também nas pesquisas da área de educação sobre a docência masculina nas séries iniciais, buscarei desenvolver essa reflexão com base no relato de minha experiência enquanto educador infantil negro do ano de 2016 ao ano de 2021, compreendendo os percalços, dificuldades e estranhamentos por ocupar um lugar majoritariamente feminino e poder perceber as desigualdades que se atravessam e se presentificam.
Palavras-chave: Antropologia da Educação; Educação Básica; Gênero; Raça; Docência Masculina.
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