Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 015: Antropologia digital: experiências, transformações, desafios e dilemas
Netnografia não é método: Reflexões sobre o fazer Campo e Método em redes sociais
O presente trabalho surge como uma reflexão após a conclusão da minha dissertação de mestrado, intitulada " Homem internauticus: uma reflexão sobre juventude(s), influencers digitais e estéticas da masculinidade através de perfis do Instagram" onde discuti, dentre outras coisas, as Redes Sociais, em especial o Instagram, como campo e método de pesquisa, simultaneamente. A pesquisa em Redes Sociais exige uma metodologia própria justamente pela rapidez com que o fluxo de informações é compartilhado. Dessa forma, me propus, durante a pesquisa, a compreender campo e método como duas coisas distintas e ao mesmo tempo integradas: fazer o campo num aplicativo que muda diariamente, criar estratégias que me permitissem acompanhar as mudanças sem comprometer minha linha temporal de pesquisa foi essencial não apenas para discutir sobre os temas propostos na minha dissertação como também entender os sentidos da Netnografia na era de stories e conteúdos que duram 24 horas.
Durante a pesquisa, foi necessário entender o que é uma netnografia, como se produz uma pesquisa online e principalmente como a Internet (e o uso dela) se transformou nos últimos anos, ao ponto de não haver mais a distinção entre online e off-line. Utilizando o método da observação participante por meio de likes e comentários, me propus a investigar 5 perfis no Instagram, observando a criação de conteúdo (temas e formatos) para construir o meu campo. O método consistiu principalmente em entender a dinâmica da plataforma Instagram, a interação entre usuários/seguidores e os próprios criadores por meio de comentários e curtidas em fotos e outros formatos de publicação. Por fim, gostaria de ressaltar que o principal objetivo da pesquisa foi observar o universo das redes sociais a fim de entender e ampliar o que é entendido enquanto netnografia depois da introdução da velocidade das redes sociais e outras formas virtuais de relacionamentos.
Redes sociais. Netnografia. Instagram.
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