Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 038: Criatividades indígenas na transformação da educação escolar
Memórias Pitaguary: um olhar sobre a ancestralidade através do jogo da memória
Este trabalho é um recorte da minha monografia no curso de bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará, sobre a Escola Indígena Ita-Ará, do povo Pitaguary, na aldeia de Monguba, localizada no sopé da Serra de Aratanha, no Ceará. Durante o trabalho de campo, tomei conhecimento de que as escolas indígenas do Ceará possuem um componente curricular diferenciado, para além dos componentes convencionais (matemática, português, etc.). Como, por exemplo, uma série de conteúdos específicos que são fundamentados na cultura indígena no caso, da escola em questão, com ênfase na arte e no repasse da cultura. São chamadas de matérias eletivas, que poderiam ser descritas como um recurso de uma pedagogia nativa. Vale salientar que, até este momento, não há material didático específico sob a ótica da cultura indígena para ser utilizado em sala de aula; apesar disso, os professores(as) buscam realizar uma abordagem diferenciada em sala de aula, como por exemplo, a professora Cristina utiliza sementes para ensinar operações matemáticas, entre outras experiências. Nesse contexto, pensando em recurso pedagógico específico para escolas indígenas, pretendo apresentar no GT um jogo da memória didático com referências do povo Pitaguary, principalmente da aldeia de Monguba, produzido por muitas mãos, juntamente com a participação da escola, como proposta de desdobramento do texto acadêmico da minha pesquisa.