ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 015: Antropologia digital: experiências, transformações, desafios e dilemas
Os vídeos e as crianças: as preferências infantis de conteúdos no YouTube
Este trabalho consiste em um desdobramento de uma dissertação de mestrado voltada para os vídeos de brinquedos presentes no YouTube (Costa, 2023) e está centrado nos conteúdos mais assistidos pelas crianças na plataforma referida. Com base na realização de entrevistas semiestruturadas virtuais com dez interlocutores infantis, na faixa etária dos 7 aos 10 anos, a argumentação discute as preferências de vídeos das crianças em diálogo com os apontamentos da literatura. Dessa forma, há a abordagem das experiências infantis e da classificação das publicações elencadas no YouTube, como gameplay, unboxing e desafio (Monteiro, 2020), perpassando pelas dimensões de gênero e de uso de dispositivos pelas crianças. Nesse cenário, o consumo emerge como um elemento fundamental por meio da divulgação de marcas e de produtos nos vídeos em questão (McCracken, 2003; Rocha, 2010). Assim, a pesquisa indica uma vivência plural da plataforma e a existência de uma audiência infantil que acompanha determinadas produções em um ambiente digital.