Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 085: Pesquisas sobre infâncias a partir das cosmologias tradicionais
Ritmos do Ritual: tornar-se tamborzeiro/a nos Reinados de Nossa Senhora do Rosário
Estudos antropológicos e educacionais têm direcionado sua atenção para a análise da aprendizagem em
diferentes contextos de práticas sociais. No entanto, existem relativamente poucas publicações sobre
religião, infância e educação. Reconhecemos que, embora as crianças frequentem assiduamente os campos onde
são realizadas etnografias sobre rituais religiosos, elas são
frequentemente submetidas à invisibilidade etnográfica. A falta de visibilidade das crianças nessas
pesquisas sobre religião tem consequências significativas, tais como a minimização do status social das
crianças e a perpetuação de estereótipos sobre as formas tradicionais de aprendizagem. Com base em uma
etnografia realizada por quatro anos no Brasil, este artigo apresenta reflexões sobre processos de
aprendizagem nas práticas rituais dos/as tamborzeiros/as de Nossa Senhora do Rosário de Araçuaí (Vale do
Jequitinhonha/MG), grupo associado à tradição afrodiaspórica das irmandades negras erigidas no Brasil desde
o século XVII. O artigo destaca as microdinâmicas rituais e os modos pelos quais os/as tamborzeiros/as
adultos/as e crianças, por meio de suas performances rituais, traçam os caminhos do devir tamborzeiro e da
contínua renovação e perpetuação dessa comunidade do tambor.
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