Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 048: Ensinar e aprender Antropologia
Processo formativo e desafios da pesquisa antropológica com educadores
Há mais de uma década atuamos na Faculdade de Educação de uma universidade pública federal como docentes de antropologia em cursos de graduação e pós-graduação. Além da formação de educadores e da realização de pesquisas educacionais com olhar antropológico, temos formado pesquisadores em educação que realizaram seus trabalhos com o olhar antropológico e/ou com a pesquisa etnográfica. O argumento das pesquisas já realizadas sobre o ensino de antropologia na formação de professores indica que ele possibilita a construção do olhar antropológico, a circulação dos conceitos e dos métodos da antropologia fora das ciências sociais e a relativização do que ocorre no espaço escolar. Nesta apresentação avançaremos com esta argumentação ao descrever o processo de formação em Antropologia e as pesquisas já realizadas no campo educacional pelos orientandos da pós-graduação. Destacaremos as dinâmicas de ensino e aprendizagem de antropologia que foram sendo modificados ao longo da nossa trajetória como docentes e descreveremos as pesquisas realizadas por educadores e os desafios colocados pelos pesquisadores iniciantes ao longo de sua formação na Antropologia e atuação com a pesquisa antropológica: o tempo da pesquisa, questionamentos de ser um educador e fazer a pesquisa etnográfica, dificuldades na descrição do "outro" e de relativização do eu educador e os desafios da escrita etnográfica.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA