ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 036: Cidades: espaço construído e formas de habitar
Modos de fazer um lugar Timbó: A produção de sentidos sobre uma comunidade urbana na cidade de João Pessoa - PB
Modos de fazer cidade encontram complexificação com a emergência do digital no cotidiano dos citadinos, contribuindo para a produção de formas de ser e estar no urbano e a construção de espaços para diversas práticas, usos e sentidos. Como pensar o processo de construção e as representações de um espaço ermo transformado em lugar de moradia e pertencimento, resultado do ajustamento de códigos morais e emotivos e de projetos individuais e coletivos agenciados através de disputas e alianças, apoiando-se no entrecruzamento do digital e do presencial? Busca-se analisar um espaço urbano e sua fabricação enquanto lugar, fruto de uma produção simbólica, com base nas interações presenciais e digitais na configuração em torno do imaginário social sobre a Comunidade do Timbó, situada na zona sul da cidade de João Pessoa - PB. O Timbó é uma comunidade periférica consolidada nos anos de 1980, fruto de um processo de ocupação, considerado irregular pela prefeitura municipal, de um espaço vazio deixado de lado pelo planejamento urbano que estava em voga, sendo ocupado por uma pobreza sem casa, composta de homens comuns pobres, para a construção de moradia para se estabelecer na cidade. A proposta visa pensar uma comunidade urbana, construída como periférica e atualmente situada em uma área de valorização imobiliária, em relação com a cidade que integra, compreendendo modos de ser e estar, de transformar espaços em lugares de pertença e de disputas. A ênfase se apoia na continuidade entre o digital e o presencial enquanto instâncias que constituem a vida cotidiana, de modo a apreender os agenciamentos nas duas instâncias para a fabricação de um Timbó comunitário, um lugar de expressões de maneiras de viver e sentir na capital paraibana. A construção de um lugar Timbó é um processo contínuo em que moradores, frequentadores, mídia e prefeitura integram o jogo comunicacional, configurado por códigos morais e emotivos. As elaborações da mídia são articuladas no jornal impresso, televisão e plataformas digitais, é uma instância hegemônica na constituição de um imaginário sobre a comunidade. A prefeitura sistematiza produções no site oficial e em matérias na mídia, veiculando intervenções da administração pública no Timbó. São produtos de fora, daqueles que não estão inseridos e não compartilham do cotidiano local. Os moradores e os frequentadores utilizam, principalmente, a rede social Instagram, com a administração de perfis coletivos e de acesso público, elaborando produções de dentro, daqueles que participam do cotidiano e possuem um vínculo com o lugar. São construções que colocam representações em tensão, contrastando imaginários negativos e positivos em constantes negociações e disputas na produção de sentidos sobre o lugar. Palavras-chave: Lugar; Sentidos; Digital