Trabalho para SE - Simpósio Especial
SE 20: O que ameaça o presente e o futuro dos povos indígenas no Brasil?
O papel da antropologia na mediação da formação de professores indígenas no Brasil
Recentemente, o Ministério da Educação aprovou o primeiro curso de Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal da Bahia, em resposta ao Edital Parfor Equidade. Este curso, eminentemente interdisciplinar, foi desenvolvido em colaboração com diversas áreas do conhecimento ligadas às Humanidades, Artes, Literaturas, Matemática e Ciências da Natureza. Durante o processo de desenvolvimento, consultas foram conduzidas com o movimento indígena, juntamente com uma articulação interna na UFBA para garantir um Plano Pedagógico de Curso (PPC) e uma matriz curricular alinhados às diretrizes da educação escolar indígena e à valorização dos saberes indígenas em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Liderada por uma equipe majoritariamente composta por antropólogos, com contribuições significativas de linguistas especializados em línguas indígenas (mas não só), o curso foi possível graças às competências da equipe em experiências de campo que garantiu a sensibilização necessária das diversas unidades universitárias envolvidas. Espera-se que este curso, a ser implementado a partir de 2024.2, promova a excelência na formação de professores indígenas na Bahia, capacitando-os para atuar tanto em escolas indígenas quanto como pesquisadores em diversas áreas do conhecimento.
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