ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 093: Ritmos negros e periféricos: Hip-hop, Música e Identidades
Desafios de representação: estudos brasileiros sobre rap e a metapragmática dos duelos de rimas
Nenhuma categoria parece tão onipresente no universo musical e das pesquisas acadêmicas sobre cultura hip-hop quanto a de representação. Camargos (2016, p. 16 – 17) resume bem o sentido sociopolítico desta categoria para os rappers brasileiros ao pontuar que a categoria representar articula a dualidade representante/representado como relação de co-pertencimento legítimo entre quem empresta sua voz aos que não a possuem. Tendo identificado uma tendência predominante no campo brasileiro de estudos de rap de enfatizar o sentido sociopolítico do rap em detrimento de uma descrição sistemática de seus desenvolvimentos poéticos. Enquanto o poder de representação política do rap é amplamente representado nos estudos acadêmicos, seus procedimentos e técnicas de representação (sua poética) não têm tido a devida a representação acadêmica. De toda forma, metarrepresentações são onipresentes em textos e performances de rap. Um exemplo bastante emblemático de autorreferencialidade literomusical é o título e os primeiros versos da mais famosa canção do rapper Sabotage (2001): O rap é compromisso/ não é viagem/ se pá fica esquisito”, em que as categorias compromisso e viagem apontam ao mesmo tempo para aspectos sociopolíticos e poéticos. O rap, para ser rap (voz comunitária e gênero musical), precisa ser assim (“compromisso”) e não assado (“viagem”). No entanto, nem sempre há equivalência entre metarrepresentações sociopolíticas e poéticas, o que coloca a necessidade de olhar para as especificidades de ambas as formas de reflexividade a fim de compreender suas possíveis articulações, desalinhamentos e tensões. O objetivo deste trabalho é discutir a dimensão metapragmática do rap, mostrando articulações e tensionamentos entre sueus aspectos performáticos, culturais, territoriais e políticos. Para tal, desdobro aqui resultados de trabalhos realizados sozinho e com outros pesquisadores, tomando como referenciais teóricos os estudos de pragmática e da Análise de Conversa Etnometodológica em conjunto com dados gerados em minha pesquisa de doutorado. Como resultado das análises apresentadas, pode-se inferir que a metapragmática poética é elemento fundamental para estabelecer o reconhecimento político do rap, o que muda a percepção sobre a importância dos aspectos poéticos do rap para sua validação sociopolítica coletiva. A partir dessa percepção, retorno ao problema dos desafios de representação tal como lançados pelos próprios rappers para repensar a posição dos pesquisadores do tema.