Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 048: Ensinar e aprender Antropologia
Uso de cartas aos autores como estratégia pedagógica no ensino de antropologia
O trabalho descreverá uma experiência de ensino e analisará os resultados. Trata-se de um exercício de escrita de cartas para os autores discutidos no decorrer da disciplina de antropologia na educação, ministrada para o curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O desenho pedagógico da proposta partiu da expectativa de produzir uma relação mais próxima entre as estudantes e os autores discutidos na disciplina. A justificativa foi a identificação de dificuldades no âmbito da leitura e da escrita relacionadas aos textos clássicos e contemporâneos da antropologia. Desde a primeira experiência, a resposta dos alunos foi positiva porque, em certa medida, desmistificaram os autores passando a percebê-los como interlocutores com os quais se pode compartilhar, inclusive, as angústias envolvidas no trabalho de campo.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA