Trabalho para SE - Simpósio Especial
SE 08: As escolas como arena, instrumento e alvo de disputas públicas
Em busca da escola segura: modelos e práticas em disputa nas políticas de prevenção à violência escolar
Esta apresentação visa discutir, a partir de dados de pesquisa etnográfica no
Brasil e nos Estados Unidos, como, nas últimas décadas, a instituição escolar tem sido
objeto de políticas de prevenção à violência que se baseiam em modelos distintos de
controle social e segurança em contextos democráticos. A lógica que orienta a
formulação de tais políticas, no entanto, encontra desafios na prática das escolas e das
instâncias burocráticas educacionais, que, frequentemente, redefinem as orientações
vindas de instâncias superiores em função das concepções de educação e controle social
que seus atores manifestam. Assim, a implementação de projetos de justiça restaurativa,
militarização das escolas, mediação escolar, programas anti-bullying, antirracistas e
contra a homofobia, entre outros, são redesenhados na prática, variando de acordo com
a adesão dos membros da comunidade escolar a eles. Tais políticas e suas formas de
implementação na prática têm consequências diretas sobre as relações de sociabilidade e
a construção do comum vivenciadas pelos estudantes, configurando diferentes modos de
socialização política em torno do tema da segurança e das violências na escola.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA