Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 041: Culturas populares: entre tradições, espetáculos e protagonismos contemporâneos
Bum, bum paticumbum, prugurundum: cultura, política e a construção da Passarela Professor Darcy Ribeiro
Neste trabalho, dando continuidade a minha pesquisa de mestrado, defendo que a construção da Passarela Professor Darcy Ribeiro, o célebre Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro dos anos 1980, é também resultado da articulação de dois processos sócio-históricos distintos, que paulatinamente interconectaram-se naquele momento: a articulação política de artistas, intelectuais, políticos pelo reconhecimento e valorização da cultura popular e do direito à cultura; e; a espetacularização e canibalização das culturas populares latino-americanas (Carvalho, 2010). Isso implica em tentar compreender como o projeto de erguer arquibancadas e camarotes fixas para os desfiles das escolas de samba fluminenses, durante os anos de 1983 e 1984, é resultado de escolhas políticas e poéticas (Larkin, 2020) que apostaram em determinadas reconfigurações, não só do carnaval das escolas de samba, mas também do espaço urbano do Rio de Janeiro e da democracia brasileira.
A partir da análise de notícias do Jornal do Brasil e do O Globo, entre 1977 - ano da transferência dos desfiles da Avenida Presidente Vargas para a Rua Marquês de Sapucaí - a 1984 - ano da inauguração da Passarela do Samba, busco refletir quanto a ambivalência que marca a construção da Passarela, pois, ao mesmo tempo que ela é uma ação produtiva e técnica do Estado que pretendeu adequar em solucionar questões e problemas funcionais quanto à disposição dos desfiles das escolas de samba na cidade, proporcionando uma gestão mais eficiente e moderna dos desfiles, ela é construída em meio ao processo de redemocratização. O Sambódromo foi o primeiro projeto de um governo democraticamente eleito no Estado do Rio de Janeiro após 16 anos de eleições suspensas e cassações de direitos pela Ditadura Civil-Militar. Grande monumento do primeiro governo estadual de Leonel Brizola (1983-1987), a concretização da Sapucaí como um espaço de cultura e educação, que reunisse o povo para o desbunde geral dos cortejos negros dos subúrbios e favelas fluminenses também foi um horizonte de um Brasil mais democrático com militares nos quartéis.
CARVALHO, José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista Anthropológicas, ano 14, vol.21 (1): 39-76. 2010
LARKIN, Brian. A poética e a política da infraestrutura. Ano 24, Volume 31(2), 2020. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/249895/38096