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Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 029: Arquivos, coleções e objetos de arte: artefatos e invenções em perspectiva etnográfica
A Colecão Asurini do Xingu em seus trânsitos expositivos e curatoriais: uma etnografia das exposições “Altäre kunst zum niederknien” e “Brésil Indien: Les Arts des Amerindién du Brésil
Nesta apresentação, abordarei as experiências expográficas da arte Asurini do Xingu nas exposições “Altäre: kunst zum niederknien” realizada na Alemanha, no ano de 2001 e “Brésil Indien: Les Arts des Amerindién du Brésil”, na França, em 2005. Na primeira exposição a proposta curatorial de Jean Hubert Martin buscou construir um circuito de arte instalação com a reprodução temporária de altares utilizados por povos de diversos lugares do mundo. Assim, o historiador da arte francês traçou um paralelo entre as expressões plásticas destas materialidades voltadas à experiência metafísica em distintas culturas do mundo com a arte contemporânea pensando a partir daí uma espécie de “arte de ajoelhar-se”. Na segunda exposição a arqueóloga Cristina Barreto e os antropólogos Luis Grupioni e Regina Muller, pensaram a exibição de objetos de povos indígenas do Brasil por meio de sete eixos temáticos para o Grand Palais, em Paris, na ocasião do evento comemorativo do Ano do Brasil na França. Minha ideia aqui será apresentar como a arte Asurini do Xingu foi trabalhada nas propostas curatoriais de ambas exposições que buscaram refletir as relações entre as estéticas indígenas, suas cosmologias e conceitos da arte contemporânea.