ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 103: Universidade Indígena no Brasil: experiências e possibilidades
Um panorama dos programas de ação afirmativa para indígenas no ensino superior brasileiro
Nesta comunicação apresentaremos uma síntese e análise do levantamento nacional de programas de ação afirmativa destinados a indígenas em cursos regulares de Graduação de universidades públicas brasileiras que realizamos entre 2021 e 2023. A partir deste levantamento, que está disponível em banco de dados de acesso livre (https://www.ceape.fe.unicamp.br/pt-br/obiques), apontaremos os modelos que que têm emergido em âmbito nacional para estimular o acesso e promover a permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas do país, indicando sua distribuição regional, os alcances e limites destes programas de acordo com a literatura acadêmica disponível, assim como reflexões críticas de estudantes indígenas integrantes da UPEI – União Plurinacional dos Estudantes Indígenas e dos coletivos indígenas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diante dessa reflexão, que aponta para uma diversidade de ações para o ingresso indígena no ensino superior, vemos também o surgimento de discussões sobre a criação de Universidades Indígenas, que representam um modelo completamente diferente daquele que busca promover o ingresso de estudantes indígenas em cursos regulares, e nos leva a repensar os modelos adotados até agora.