Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 103: Universidade Indígena no Brasil: experiências e possibilidades
Um panorama dos programas de ação afirmativa para indígenas no ensino superior brasileiro
Nesta comunicação apresentaremos uma síntese e análise do levantamento nacional de programas de ação
afirmativa destinados a indígenas em cursos regulares de Graduação de universidades públicas brasileiras que
realizamos entre 2021 e 2023. A partir deste levantamento, que está disponível em banco de dados de acesso
livre (https://www.ceape.fe.unicamp.br/pt-br/obiques), apontaremos os modelos que que têm emergido em âmbito
nacional para estimular o acesso e promover a permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas
do país, indicando sua distribuição regional, os alcances e limites destes programas de acordo com a
literatura acadêmica disponível, assim como reflexões críticas de estudantes indígenas integrantes da UPEI
União Plurinacional dos Estudantes Indígenas e dos coletivos indígenas da Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP). Diante dessa reflexão, que aponta para uma diversidade de ações para o ingresso indígena no
ensino superior, vemos também o surgimento de discussões sobre a criação de Universidades Indígenas, que
representam um modelo completamente diferente daquele que busca promover o ingresso de estudantes indígenas
em cursos regulares, e nos leva a repensar os modelos adotados até agora.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA