ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 018: Antropologia dos venenos
Pensando com a disrupção endócrina do meio ambiente: um diálogo entre os estudos feministas e sociais da ciência com os estudos queer e trans
Partindo de um breve comentário sobre as distinções e descontinuidades entre os status de gênero cis/trans (homem cis, mulher cis, homem trans, mulher trans), onde Donna Haraway (2023, p. 260) afirma se tratar de uma “lista enganosa, empobrecida e restrita”, a presente apresentação oral se propõe a complexificar as continuidades e descontinuidades entre diferentes status de gênero a partir do que a disrupção endócrina do meio ambiente pode contribuir para tal diálogo. Nesta apresentação, objetiva-se discutir as influências e os efeitos do que algumas autoras têm chamado de “um mar de estrogênio (Roberts, 2007), isto é, o aumento na circulação e contaminação do meio ambiente e dos corpos, humanos e outros-que-humanos, pelo estrogênio e os xenoestrogênios. Entre os agentes que se interessam e discutem tal tópico, é interessante perceber como a opinião de especialistas das mais diversas áreas, especialmente relacionados às questões ecológicas, e a opinião pública e não especializada tendem a concordar quanto aos perigos e riscos eminentes de tal contaminação, entre os quais a perda de masculinidade dos homens e a própria continuação da vida humana como espécie figuram como preocupações centrais. A perspectiva teórico-conceitual aqui assumida, proveniente dos debates feministas sobre a ciência e as discussões queer e trans sobre fronteiras de sexo e gênero, busca questionar a defesa de e a busca por, ou melhor, o retorno a um lugar menos tóxico onde tais fronteiras se apresentem como “realmente são”, estáticas e distintas. Nesse sentido, nos perguntamos quais possíveis caminhos e quais questões pragmáticas a disrupção endócrina do meio ambiente pode trazer aos debates sobre a cisgeneridade e a transgeneridade. Tal trabalho se configura como uma investigação inicial a ser desenvolvida durante a escrita do trabalho de doutorado.