Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 013: Antropologia das práticas esportivas e de lazer
Geografias emocionais das práticas esportivas: o slackline como caso de estudo
Diversas formas de entender o esporte tem sido destacada durante os últimos anos, porém, a perspectiva espacial e das emoções não tem sido central. Esta pesquisa busca aprofundar uma temática periférica da geografia como são os esportes, ajudado pelo contacto teórico com a antropologia e uma ponte teórica como as emoções, consideradas formas importantes de conhecer, fazer y experienciar o espaço (Pile, 2010; Tuan, 1977). Se apresenta a abordagem teórica e metodológica da tesse que tenta posicionar a geografia emocional como uma lente para entender a construção simbólica de lugares na natureza e em espaços verdes nos contextos urbanos, a través de uma prática chamada slackline, um esporte de equilíbrio que tem crescido no mundo na última década e que é praticado em diversas modalidades, destacando se para esta pesquisa o highline, sua modalidade de altura. Esta é uma pesquisa em andamento do mestrado em geografia da PUC de Valparaíso (Chile).
Mediante um trabalho etnográfico baseado em participação observante (Soulé, 2007) e etnografia multisituada (Marcus, 1995), que será realizado este ano em setores de prática no Chile e no Brasil, eu tento refletir sobre as possibilidades de construção de lugares e espaços sociais alternativos na cidade e em espaços naturais, a través da experimentação do espaço mediante o corpo e as emoções na prática do slackline. A perspectiva dos protagonistas, quem está na fita, é única e permite experimentar o espaço de uma outra forma, a dezenas de metros de altura numa fita de uma polegada, em constante diálogo consigo mesmo e numa "meditação em movimento". Ao mesmo tempo, existem dinâmicas sociais internas dos grupos que são interessantes de refletir, tanto de género, raciais e de relação com a natureza. E apropriado também discutir as impressões da alteridade, os "outros", aqueles que veem esta prática e são questionados por ela. Se planteia como hipótese que esta prática esportiva e de lazer permite questionar e reinterpretar em diferentes escalas a relação corpo-emoção no espaço e facilita a construção de espaços sociais alternativos aos espaços convencionais urbanos e não urbanos, por meio de práticas espaciais, discursos e imaginários que desafiam certas concepções da sociedade moderna e o ritmo urbano. Procuro responder à pergunta ¿quais são as práticas, discursos e imaginários dos atores que configuram esses espaços social, cultural y geograficamente?
Se planteia a importância dessa pesquisa para fortalecer os diálogos interdisciplinares sobre os esportes, além de propor uma alternativa de aprofundar a abordagem geográfica das práticas esportivas em relação a sua emocionalidade.