ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 042: Desafios dos estudos ciganos no campo da Antropologia: questões de método e novas demandas políticas
O Poder do Lúdico: Elevando a Infância Cigana Através do Brincar e Moldando Políticas de Reconhecimento
O estudo apresentado, que faz parte de uma tese, analisa a importância do Brincar na cultura das crianças Calon do acampamento Mathias de Quissamã, município do Estado do Rio de Janeiro. Os escritos enfatizam que o Brincar está além da ludicidade, se coloca num pilar essencial para preservação de identidade cultural cigana. Tradicionalmente, muitos grupos ciganos, assim como Sinti, Romà e Calon são conhecidos por seu estilo de vida. No caso dos Calon em Quissamã, embora possam ter um caráter mais sedentário atualmente, poucos ainda se locomovem de modo a sobreviverem através do comércio, tais como venda de pássaros, de carros, além de outros tipos de negócios. A comunidade cigana Calon de Quissamã ainda mantém uma identidade cultural, inclusive marcada pela língua própria, o Chibi e tentam preservar algumas expressões culturais, como se vestirem de acordo com suas expressões culturais. O respeito aos mais velhos, assim como em algumas comunidades, e a manutenção de laços familiares são valores centrais. A infância cigana, particularmente no contexto das crianças Calon, é profundamente enraizada em uma cultura rica e diversificada que influencia fortemente sua formação e experiências diárias. Elas aprendem continuamente por meio da observação e participação em atividades diárias da comunidade, incluindo práticas comerciais, manutenção de sua cultura, muitas vezes observadas nas brincadeiras. A metodologia adotada na pesquisa predominou na fotoetnografia combinada com o trabalho de campo etnográfico para explorar o universo do Brincar. Ela permitiu uma imersão visual e interpretativa, capturando detalhes e nuances da interação das crianças com seu ambiente e entre si, por meio de fotografias e vídeos que documentaram suas brincadeiras. Além do recorte visual, a pesquisa envolveu a observação participante e interações diretas com a comunidade, incluindo entrevistas com crianças, pais e outros membros da comunidade Calon. A análise dos dados coletados seguiu uma abordagem qualitativa, interpretando as atividades lúdicas observadas em relação à literatura existente sobre o Brincar e a cultura cigana. Como participantes principais, as crianças do acampamento, cujas interações e expressões lúdicas forneceram insights valiosos sobre como o Brincar. A ética na pesquisa foi fundamental e pais e pesquisados mirins assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido" (TCLE). É crucial a proteção dessas minorias étnicas, garantindo que não sejam submetidos a nenhum risco posterior. A pesquisa revelou que o Brincar é central na vida das crianças Calon de Quissamã, atuando como um veículo para a socialização, aprendizado e manutenção de tradições culturais. Palavras-chave: O Brincar Calon, Educação Infantil Cigana, Etnografia.