Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 062: Fronteiras e fabulações: antropologias especulativas e experimentos etnográficos
Sobre caminhar e compor com um espírito
. Gostaria de enfatizar os efeitos sobre o trabalho de campo e escrita etnográfica de uma pesquisa que
acolheu a demanda de um espírito e aceitou caminhar com ele. Para tanto, apresento algumas reflexões desde
uma teoria etnográfica sobre a vida dos espíritos a partir do encontro com Mestra Paulina que desejou "dar
seu nome e seu caminho. O trabalho é resultado da tese de doutorado criada junto à linha de pesquisa
"Etnografia dos conhecimentos e experimentações etnográficas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da
Universidade Federal de Goiás. Conheci Mestra Paulina e a médium Ana em um terreiro de umbanda em Aparecida
de Goiânia (GO). Trabalhando na linha de pombagira e exu aos poucos Mestra Paulina agenciava um falar de si
confidenciando que era uma mestra de jurema. O que despertou minha atenção enquanto parte da comunidade
religiosa e pesquisadora. O trabalho foi orientado pelo questionamento sobre a possibilidade de falar sobre
e conhecer a vida de espíritos de maneira que não sejam apenas narrativas sobre o passado. Pretende o
deslocamento de um dispositivo conhecido como biografia para uma teoria etnográfica da vida do espírito em
que vida está liberada de um predicado antropocêntrico, biológico e cronológico do tempo como uma flecha. Os
posicionamentos metodológicos, teóricos e o estilo de escrita foram estabelecidos ao acolher e seguir os
caminhos de Mestra Paulina, seus desejos de compartilhar sobre sua vida como espírito e todos os efeitos que
o "caminhar com ela" pode proporcionar. Abarca deslocamentos e a desestabilização de concepções como: a de
vida e morte, humano e não-humano, tempo, continuidade, de biografia. Coloca em suspensão também
pressupostos sobre o trabalho de campo e a escrita etnográfica. Acompanha a prática narrativa e o pensamento
de Mestra Paulina. Reflete sobre o desfecho da pesquisa junto à participação dos sonhos e dos desenhos, para
"seguir com o problema, aportando assim nas aberturas e inquietações provocadas pela experiência de
conviver e caminhar com um espírito e com a médium.
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