Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 050: Entre arte e política: articulações contemporâneas em pesquisas antropológicas
O Funk como instrumento contra-colonial.
Este ensaio é fruto do trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, que teve como objetivo a análise cultural da construção da estética funk e suas implicações na sociedade colonialista brasileira. A partir dos resultados pode-se elucidar o potencial político e contra-colonial do funk e sua estética, que, ao mesmo tempo que sucinta na perseguição ao ritmo, agrega a ele o poder de sobrevivência e (re)invenção. O objetivo deste ensaio é analisar as diferentes perseguições sofridas pelo funk institucionais, morais, acadêmicas, políticas, etc. em busca de semelhanças morais e ontológicas entre os eventos e os perseguidores. Também é objetivo aqui, contrapor os argumentos que estruturam tais perseguições a partir de uma análise crítica do que o funk e a sua estética implicam em uma sociedade em constante colonização. Também é parte central na metodologia a análise e exposição de letras de funk, a fim de estreitar o espaço entre as produções acadêmicas e os saberes localizados.
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