ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 040: Culturas populares e os usos da tradição
O corpo da tradição e seus procedimentos de autenticidade: aproximações entre música popular brasileira e arte marcial chinesa
A presente comunicação pretende explorar o entrelaçamento das noções de tradição, autenticidade e corpo presente em duas modalidades de prática cultural: a música popular brasileira e as artes marciais chinesas. A aposta comparativa repousa nas ressonâncias observadas entre corporalidades relativas a certas linhagens e genealogias e os regimes de autenticação próprios de cada uma dessas atividades. Partindo de um entendimento expandido da ideia de criação, perguntamo-nos como a atribuição dos termos autêntico e tradicional pode ir além da identificação de determinados estilos e técnicas consagrados, dependendo também das formas de narrá-las, armazená-las e transmiti-las. Dessa forma, voltamos nossa atenção a acervos orais e iconográficos, bem como aos procedimentos mobilizados em sua composição. No caso da música popular brasileira, a análise se deterá sobre fotografias de compositores reconhecidos como tradicionais e na coleção "Depoimentos para a Posteridade", do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Iniciado em 1966, o projeto contém entrevistas dos principais musicistas e compositores da época, como Pixinguinha, Ismael Silva e Heitor dos Prazeres. No da arte marcial chinesa, observamos como o encontro de corpos na ocasião de ensino de kungfu/taijiquan na cidade de São Paulo, e sua elaboração por meio de relatos de mestres chineses e discípulos brasileiros, são parte do reconhecimento de uma linhagem autêntica”. Recusando a premissa de uma autenticidade auto-evidente, pretendemos com a comparação entre esses diferentes suportes sondar a importância crucial do corpo, da imagem e da voz na composição de tradições autênticas”.