Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 090: Religiões afro-ameríndias entre Norte e Nordeste do Brasil: territórios, trânsitos e práticas
Da Jurema ao Catimbó: Resistência e manifestações religiosas no Sertão Cearense
O presente estudo, em andamento, pretende abordar sobre os fenômenos sociais, políticos e religiosos que
levaram a transição dos cultos afro-indígenas no Ceará, como Jurema, Ouricuri, Toré, etc, para a Umbanda, e
de que modo os marcadores sociais da diferença se interseccionam nas formas de resistências e identidades.
Dessa forma, propomos (i) analisar os ritos, os símbolos e as performances de três terreiros de
Jurema/Umbanda na cidade Juazeiro do Norte (CE) e 3 terreiros na cidade de Canindé (CE); (ii) Investigar por
meio das lideranças, sendo esses pais e mães de santo de distintas regiões cearenses quais seriam as
semelhanças e diferenças entre essas três expressões religiosas, Jurema, Catimbó e Umbanda, ou, ainda, se
estas podem ser consideradas como parte de uma mesma configuração ritualística; e por último, mas, não menos
importante (iii) evidenciar as resistências das diversas manifestações afro-indígenas presentes nos
terreiros no estado do Ceará e como os marcadores sociais da diferença agem sobre seus corpos e existências,
a partir das dimensões de raça, gênero, etnia, território e religião. Para isso, iremos dispor de
ferramentas metodológicas como, entrevistas semiestruturadas com Pais e Mães de Santo, além da realização de
etnografia em seus terreiros, e em duas aldeias indígenas, na tentativa de comparar os ritos e entender se
há semelhanças ou distancias com as manifestações religiosas afro-indígenas.