Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 032: As Ações Afirmativas no Brasil atual: análises antropológicas sobre a eficácia, eficiência e efetividade das reservas de vagas no ensino superior
A permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior: O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Casa do Estudante Indígena
O presente trabalho procura analisar a relação entre a ampliação de condições
que promovam a permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior e a conquista
da Casa do Estudante Indígena (CEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Resultado de pesquisa realizada para
produção de Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL) do curso de Ciências Sociais
em 2023, o trabalho procura compreender a conquista da casa nos termos em que foi
colocada pelas estudantes durante o processo de reivindicação: Uma retomada de
território indígena tradicional. A partir de análise retrospectiva do processo de conquista
da CEI, por meio de entrevistas semiestruturadas e dados secundários, além de
observação participante, o objetivo foi procurar apreender de que maneira a casa
possibilita a ampliação das condições de permanência de estudantes indígenas no Ensino
Superior e como se deu a articulação política entre as estudantes para organizar um
movimento de reivindicação pela casa. Assim, procura-se apresentar o processo de
conquista da CEI, relacionando-o ao movimento político dos estudantes indígenas na
UFRGS, e apreender de que forma, e por meio de quais mecanismos, a existência da casa
amplia as condições de permanência no Ensino Superior. A pesquisa realizada busca
estabelecer um debate com as demais experiências de implementação de políticas que
visam o ingresso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA