ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 032: As Ações Afirmativas no Brasil atual: análises antropológicas sobre a eficácia, eficiência e efetividade das reservas de vagas no ensino superior
A permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior: O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Casa do Estudante Indígena
O presente trabalho procura analisar a relação entre a ampliação de condições que promovam a permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior e a conquista da Casa do Estudante Indígena (CEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Resultado de pesquisa realizada para produção de Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL) do curso de Ciências Sociais em 2023, o trabalho procura compreender a conquista da casa nos termos em que foi colocada pelas estudantes durante o processo de reivindicação: Uma retomada de território indígena tradicional. A partir de análise retrospectiva do processo de conquista da CEI, por meio de entrevistas semiestruturadas e dados secundários, além de observação participante, o objetivo foi procurar apreender de que maneira a casa possibilita a ampliação das condições de permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior e como se deu a articulação política entre as estudantes para organizar um movimento de reivindicação pela casa. Assim, procura-se apresentar o processo de conquista da CEI, relacionando-o ao movimento político dos estudantes indígenas na UFRGS, e apreender de que forma, e por meio de quais mecanismos, a existência da casa amplia as condições de permanência no Ensino Superior. A pesquisa realizada busca estabelecer um debate com as demais experiências de implementação de políticas que visam o ingresso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior.