ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 071: Mercados culturais e trabalho: desafios e fazeres etnográficos
Profissão Digital Influencer: análise exploratória sobre o trabalho de mulheres consideradas influencers nas redes sociais digitais.
Trata-se de pesquisa, em andamento, que visa analisar as condições de trabalho das mulheres que são digital influencers, através de uma abordagem exploratória baseada em revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As digital influencers desempenham um papel significativo nas mídias sociais digitais, influenciando tendências e opiniões. No entanto, as nuances e as complexidades de seu trabalho parecem pouco exploradas pelas pesquisas acadêmicas. O objetivo principal é compreender as condições de trabalho enfrentadas por mulheres que possuem como trabalho ser digital influencer em diferentes nichos de mercado, a partir de pesquisas que abordem questões como: condições de trabalho, relações com empresas e seguidores ou o impacto desse tipo de atuação nas redes sociais digitais nas dimensões pessoais e ou profissionais. Também será buscado compreender se os artigos abordam como essas mulheres lidam com o(s) algoritmo(s) nas redes sociais digitais, ou seja, quais impactos os algoritmos podem causar para suas relações profissionais, comerciais ou pessoais. Como metodologia, optou-se pela pesquisa e análise de artigos que tragam informações relevantes sobre o tema, além de entrevistas semiestruturadas com diferentes mulheres que trabalham como digital influencers, escolhidas de forma intencional e a partir da disponibilidade das mesmas. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados Google Acadêmico com o uso do aplicativo Publish ou Perish utilizando as palavras-chave: trabalho, redes sociais mulheres Influencers”. A partir da base de dados encontrada, foi feita uma filtragem pelos pesquisadores dos artigos mais relevantes para os objetivos do trabalho, com a leitura e fichamentos dos artigos selecionados. Juntamente com essa filtragem humana, foi criado um prompt para ser utilizado na Inteligência artificial (IA) da empresa Microsoft chamada Copilot para que ela também fizesse uma análise se os artigos encontrados no levantamento inicial possuíam pertinência temática com o objeto do presente trabalho. A partir da seleção dos artigos, das reflexões teóricas e dos resultados das entrevistas,, buscou-se responder às seguintes perguntas: Como é o trabalho de digital influencer”? Como é ser mulher digital influencer”? Quais as especificidades deste trabalho? Ao abordar tais questões, espera-se contribuir para uma melhor compreensão das realidades pessoais e profissionais enfrentadas pelas mulheres digital influencers”.