Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 071: Mercados culturais e trabalho: desafios e fazeres etnográficos
Profissão Digital Influencer: análise exploratória sobre o trabalho de mulheres consideradas influencers
nas redes sociais digitais.
Trata-se de pesquisa, em andamento, que visa analisar as condições de trabalho das mulheres que são
digital influencers, através de uma abordagem exploratória baseada em revisão bibliográfica e entrevistas
semiestruturadas. As digital influencers desempenham um papel significativo nas mídias sociais digitais,
influenciando tendências e opiniões. No entanto, as nuances e as complexidades de seu trabalho parecem pouco
exploradas pelas pesquisas acadêmicas. O objetivo principal é compreender as condições de trabalho
enfrentadas por mulheres que possuem como trabalho ser digital influencer em diferentes nichos de mercado, a
partir de pesquisas que abordem questões como: condições de trabalho, relações com empresas e seguidores ou
o impacto desse tipo de atuação nas redes sociais digitais nas dimensões pessoais e ou profissionais. Também
será buscado compreender se os artigos abordam como essas mulheres lidam com o(s) algoritmo(s) nas redes
sociais digitais, ou seja, quais impactos os algoritmos podem causar para suas relações profissionais,
comerciais ou pessoais. Como metodologia, optou-se pela pesquisa e análise de artigos que tragam informações
relevantes sobre o tema, além de entrevistas semiestruturadas com diferentes mulheres que trabalham como
digital influencers, escolhidas de forma intencional e a partir da disponibilidade das mesmas. Inicialmente
foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados Google Acadêmico com o uso do aplicativo Publish ou
Perish utilizando as palavras-chave: trabalho, redes sociais mulheres Influencers. A partir da base de
dados encontrada, foi feita uma filtragem pelos pesquisadores dos artigos mais relevantes para os objetivos
do trabalho, com a leitura e fichamentos dos artigos selecionados. Juntamente com essa filtragem humana, foi
criado um prompt para ser utilizado na Inteligência artificial (IA) da empresa Microsoft chamada Copilot
para que ela também fizesse uma análise se os artigos encontrados no levantamento inicial possuíam
pertinência temática com o objeto do presente trabalho. A partir da seleção dos artigos, das reflexões
teóricas e dos resultados das entrevistas,, buscou-se responder às seguintes perguntas: Como é o trabalho de
digital influencer? Como é ser mulher digital influencer? Quais as especificidades deste trabalho? Ao
abordar tais questões, espera-se contribuir para uma melhor compreensão das realidades pessoais e
profissionais enfrentadas pelas mulheres digital influencers.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA