Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 005: Antropoceno, Colonialismo e Agriculturas: resistências indígenas, quilombolas e camponesas diante das mutações climáticas
Sobre percepções e prognósticos de alterações climáticas entre pequenos agricultores na Amazônia.
Marisa Barbosa Araújo (UFV)
É sabido que, embora as mudanças climáticas sejam uma realidade global, suas consequências impactam a população de forma desigual. A agricultura familiar amazônica é diretamente afetada pelas alterações climáticas, que comprometem sistemas produtivos e modos de vida, impactando a produção de alimentos e, portanto, a segurança alimentar de pequenos agricultores.
Populações locais possuem conhecimentos e práticas que estão intrinsecamente ligados à observação e interpretação das mudanças climáticas, fundamentados em um sistema de classificações e ordenações próprias, culturalmente construído, transmitidos de geração em geração e atravessados pela experiência cotidiana
A vila de Entre Rios localiza-se no município de Caroebe, no sudeste de Roraima, em área de Floresta Tropical Úmida e dista cerca de 280 quilômetros da capital, Boa Vista. Moradores da localidade se dedicam ao cultivo da banana, dentre outras culturas. Além da prática agrícola outras atividades são também empreendidas por este coletivo: a pesca, a caça e a coleta de castanha. Tais atividades requerem o conhecimento e manejo de refinadas técnicas de percepção e observação da paisagem, de seus coabitantes, além de fenômenos atmosféricos e astronômicos. Assim, conhecimentos específicos sobre o clima são partilhados, percebidos e até mesmo antecipados por moradores através do reconhecimento e interpretação de indicadores sensíveis. O uso desses conhecimentos sobre os sinais da natureza é compartilhado com os mais próximos e define a época certa de começarem a se preparar para um tempo de chuva ou um tempo de estiagem, para o preparo de roçados e plantio.
Buscamos neste trabalho abordar o conhecimento de pequenos agricultores moradores da Vila entre Rios, em Roraima, acerca de prognósticos de alterações climáticas além de apontar estratégias utilizadas por estes agricultores para lidar com os desafios climáticos na Amazônia.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA