Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 014: Antropologia das Relações Humano-Animais
A (des)humanização de humanos e animais em situação de rua no espaço urbano
Historicamente, humanos e animais em situação de rua vivem à mercê da sociedade que tantas vezes a descrimina como indivíduos, cidadãos e humanos. O trabalho, ainda em construção, procura observar como esses dois grupos encontram formas de sobreviver juntos e reconhecem socialmente um ao outro no espaço urbano. Como mostra o relato a SP Invisível (@SPInvisivel) em 2020, onde o humano conta que seu cachorro, Capitão, mudou a sua vida trazendo esperança em meio as vulnerabilidades da rua.
A troca de reconhecimento entre esses humanos e animais que vivem nas ruas produz afetos, autoconfiança, respeito e o sentimento de pertencer a algo. Marcados pela negligência e a ausência de direitos, esta população está sujeita a violência urbana e a invisibilidade, colocando em debate a sua humanidade e a perda dela. Há vidas que são violentadas e desumanizadas nas ruas, muitas vezes suas mortes e dores não são condenadas, e sim invisibilizadas, desaparecendo entre outras vidas invisíveis.
O debate da humanidade, animalidade e desumanização não é recente nas Ciências Sociais, autores como Tim Ingold em “What is an Animal? (1994) e Jussara Freire e Cesar Pinheiro Teixeira em “Humanidade disputada: sobre as (des)qualificações dos seres no contexto de ‘violência urbana’ do Rio de Janeiro (2016) discutem a ideia de humanidade e as suas desqualificações na sociedade. A humanidade de humanos e animais em situação de rua entra em disputa no contexto da violência urbana, há desqualificações do “estado de humano (FREIRE e TEIXEIRA, 2019) nesse ambiente e a perda de direitos.
Tendo em vista as ideias apresentadas, essa pesquisa tem como plano metodológico a utilização de técnicas e métodos de pesquisa qualitativa e a adoção de uma abordagem compreensiva a respeito dos grupos sociais que proponho o estudo. Através dessa metodologia pretende-se compreender de forma abrangente e aprofundada as perspectivas morais e as controvérsias, conforme os distintos contextos relacionais que envolvem relações entre humanos e animais e o ambiente que vivem, nesse caso, a rua. Desse modo, para a realização desse trabalho está sendo feita a pesquisa bibliográfica e a análise das redes sociais da ONG “SP Invisível que destaca a importância de contar a história desses sujeitos. O início da construção dessa pesquisa tem como debate a humanidade e desumanização da população em situação de rua, colocando como principal questão se humanos e animais em contextos de vulnerabilidade tem uma vida qualificada moralmente e como é construída as ideias de humanidade e desumanização acerca dessa população. Logo, procuro refletir sobre tais ideias e analisar esses grupos a respeito de compreender a posição que animais e humanos em contexto de rua ocupam na sociedade urbana brasileira.