Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 094: Saberes Localizados, escritas de si e entre os seus: desafios político-teóricos e metodológicos nas práticas etnográficas
"Qual é o seu gênero?": Gênero e sexualidade a partir da experiência de um professor-antropólogo na educação básica
Gênero e sexualidade são categorias que atravessam a educação básica a partir de várias entradas:
normativas curriculares, eventos, projetos e relações interpessoais. Contudo, nem sempre aparecem com os
sentidos em que são mobilizadas nas teorias filosóficas e das ciências humanas. Em minha pesquisa de campo
na escola em que trabalho como professor de sociologia (ciências sociais), na cidade de Cuiabá (MT), dois
interlocutores e colegas de profissão me responderam que são do gênero hétero. A partir dessa situação e de
minha posição e experiência como um homem branco, cisgênero, gay, de 32 anos, professor e antropólogo em uma
escola pública estadual de Cuiabá, questiono quais são os sentidos e contextos em que gênero e sexualidade
aparecem na educação básica e no espaço escolar. Para esta tarefa, descrevo e problematizo documentos
curriculares, práticas pedagógicas (minhas e de colegas de profissão) e situações cotidianas entre docentes.
A proposta é criar perspectivas parciais e colocar os materiais do campo em relação com teorias de gênero e
sexualidade para criar conexões, analogias, deslocamentos e contrastes, o que Marilyn Strathern (2014)
denomina de efeito etnográfico.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA