Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 075: Mundos em performance: interfaces entre antropologia e arte
Desafios de registrar uma performance no campo do patrimônio imaterial
A performance é um fenômeno multifacetado que pode ser abordado por diferentes disciplinas, sendo uma
delas, o campo do patrimônio cultural. A transformação de um bem em patrimônio cultural requer sua
documentação essencialmente textual. Nesse campo, o patrimônio imaterial engloba práticas culturais que
refletem modos de vida por meio de diversas expressões artísticas e culturais que têm o corpo como elemento
central. O corpo é fundamental para a existência do patrimônio cultural, pois é através dele que tais
práticas são manifestadas e transmitidas ao longo do tempo.
Nos estudos patrimoniais, as formas de conhecimento incorporado podem ser negligenciadas onde textos,
objetos e representações do corpo são mais valorizados que a ação do corpo em movimento como um texto em si.
Nesse contexto, a antropóloga Diana Taylor propõe que a aprendizagem e a transmissão do conhecimento ocorrem
por meio de ações incorporadas, que estão presentes nas performances. Assim, é através dessas performances
que a memória e a identidade cultural de um grupo ou indivíduo são transmitidas. Para Taylor, a performance
opera como uma episteme, um modo de conhecer. Ela argumenta que um bem cultural transcende as discussões
entre palavras escritas e faladas. Para a autora, a questão central reside na distinção entre o conceito de
arquivo e repertório, indicando que a compreensão de um patrimônio cultural só é possível quando
consideramos não apenas seus registros estáticos, mas também suas manifestações dinâmicas e incorporadas na
prática performática.
Se as ações do corpo são essenciais para a preservação de um patrimônio cultural e essas ações são dinâmicas
e estão em constante reinvenção, surge o desafio no campo do patrimônio de como registrar uma manifestação
cultural dentro de um sistema que tradicionalmente se baseia na comunicação formalizada por meio de suportes
textuais.
Partindo desse questionamento e buscando compreender os desafios subjacentes à documentação de uma
performance, esta comunicação propõe uma análise qualitativa fundamentada em categorias, características e
elementos-chave extraídos de 48 dossiês de registro referentes aos anos de 2002 a 2021, os quais estão
disponibilizados no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Além de oferecer
um panorama abrangente, esta comunicação também realizará uma análise detalhada dos movimentos corporais
presentes em 12 dos 48 dossiês, classificados como pertencentes à categoria de forma de expressão, conforme
definido IPHAN. Esta análise tem por objetivo compreender as diretrizes normativas para a elaboração de um
dossiê de registro, examinar a descrição dos movimentos corporais e investigar a concepção de performance
presente nos referidos documentos.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA