ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 075: Mundos em performance: interfaces entre antropologia e arte
Desafios de registrar uma performance no campo do patrimônio imaterial
A performance é um fenômeno multifacetado que pode ser abordado por diferentes disciplinas, sendo uma delas, o campo do patrimônio cultural. A transformação de um bem em patrimônio cultural requer sua documentação essencialmente textual. Nesse campo, o patrimônio imaterial engloba práticas culturais que refletem modos de vida por meio de diversas expressões artísticas e culturais que têm o corpo como elemento central. O corpo é fundamental para a existência do patrimônio cultural, pois é através dele que tais práticas são manifestadas e transmitidas ao longo do tempo. Nos estudos patrimoniais, as formas de conhecimento incorporado podem ser negligenciadas onde textos, objetos e representações do corpo são mais valorizados que a ação do corpo em movimento como um texto em si. Nesse contexto, a antropóloga Diana Taylor propõe que a aprendizagem e a transmissão do conhecimento ocorrem por meio de ações incorporadas, que estão presentes nas performances. Assim, é através dessas performances que a memória e a identidade cultural de um grupo ou indivíduo são transmitidas. Para Taylor, a performance opera como uma episteme, um modo de conhecer. Ela argumenta que um bem cultural transcende as discussões entre palavras escritas e faladas. Para a autora, a questão central reside na distinção entre o conceito de arquivo e repertório, indicando que a compreensão de um patrimônio cultural só é possível quando consideramos não apenas seus registros estáticos, mas também suas manifestações dinâmicas e incorporadas na prática performática. Se as ações do corpo são essenciais para a preservação de um patrimônio cultural e essas ações são dinâmicas e estão em constante reinvenção, surge o desafio no campo do patrimônio de como registrar uma manifestação cultural dentro de um sistema que tradicionalmente se baseia na comunicação formalizada por meio de suportes textuais. Partindo desse questionamento e buscando compreender os desafios subjacentes à documentação de uma performance, esta comunicação propõe uma análise qualitativa fundamentada em categorias, características e elementos-chave extraídos de 48 dossiês de registro referentes aos anos de 2002 a 2021, os quais estão disponibilizados no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Além de oferecer um panorama abrangente, esta comunicação também realizará uma análise detalhada dos movimentos corporais presentes em 12 dos 48 dossiês, classificados como pertencentes à categoria de forma de expressão, conforme definido IPHAN. Esta análise tem por objetivo compreender as diretrizes normativas para a elaboração de um dossiê de registro, examinar a descrição dos movimentos corporais e investigar a concepção de performance presente nos referidos documentos.