Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 006: Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital
Da futilidade à potência em "Legalmente Loira": análise fílmica como recurso educacional para o ensino de socioantropologia
Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de análise fílmica voltado para o ensino de socioantropologia no Ensino Médio, que tem como conteúdo “identidade e diversidade cultural”, conforme especificação da Base Nacional Comum Curricular (2018). Utilizando-se da obra cinematográfica “Legalmente Loira” (2001), apresenta-se uma proposta didática que utiliza o filme para refletir sobre questões de identidade, cultura, diversidade e diferença, temáticas centrais do ensino de socioantropologia. A fim de proporcionar um ensino que movimenta a imaginação sociológica (Mills, 1982), a análise do filme usufrui de recursos sociais que permitem com que os alunos imaginem e fabulem a realidade, dispondo-se a pensar e refletir como os conceitos de teorias socioantropológicas são mobilizados na obra, tendo em vista que a personagem principal se choca com culturas distintas entre as universidades da Califórnia e de Nova York. Para fins didáticos e metodológicos, a aula irá expor trechos do filme para gerar debates seguidos por perguntas norteadoras. Entende-se, portanto, que apesar do filme parecer fútil, sua narrativa é imbuída de discussões sobre a vida social, tornando potente o uso didático de recursos da indústria cultural, principalmente de filmes mainstream, que atravessam as vidas dos estudantes. Além disso, acredita-se na necessidade de criação de aulas que contemplem as realidades sociais dos estudantes, a fim de proporcionar uma educação que esteja engajada com temáticas de interesse dos jovens, e que movimente seus mundos sociais, com o intuito de compreender e interpretar as temáticas sociais por óticas críticas das produções audiovisuais. Por fim, este projeto reafirma as teorias de didáticas que usufruem de materiais alternativos ao ensino tradicional, como a análise fílmica, que contribuem para maneiras de imaginar o social de forma criativa estimulando a participação dos estudantes e favorecendo a compreensão de teorias complexas.
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