Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 064: Gêneros, sexualidades e corpos plurais: abordagens antropológicas de práticas esportivas
O futebol feminino e as atividades lúdicas infantis como mecanismos de classificação/divisão de gêneros.
Valdonilson Barbosa dos Santos (UFCG), Amanda da Silva Leite (UFCG)
Muitas modalidades de práticas esportivas e até brincadeiras lúdicas infantis são marcadas por
classificação/divisão de gênero. No Brasil, por exemplo, em termos de percepção cultural o futebol, é visto
como um esporte masculino e historicamente foi dominado pelos homens. Isso leva a um preconceito de gênero,
arraigado numa mentalidade sexista do mundo. Atualmente, o futebol profissional feminino vem recebendo uma
atenção maior por parte das instituições e entidades organizativas de práticas futebolísticas, no entanto, o
futebol feminino ainda recebe menos investimento do que o masculino, isso pode causar a impressão de que é
de menor qualidade ou menos importante. Então, cada vez que houver maior participação das mulheres em
esportes visto socialmente como masculinos, essa situação será normalizado com o passar do tempo. Assim, uma
dimensão da pesquisa visa refletir sobre as práticas esportivas futebolísticas de mulheres na cidade de
Sumé-PB. Para isso, está sendo feito uma pesquisa de cunho etnográfico para vivenciar o dia-a-dia de treinos
e investigar as formas de classificações de mulheres e homens nessa modalidade esportiva. Outra dimensão da
pesquisa está relacionada a uma pesquisa realizada sobre a construção social das masculinidades através de
atividades lúdicas infantis na cidade do Recife-PE. Para interpretar e mergulhar numa da dada realidade
sociocultural partimos do seguinte questionamento: por que não procurar a complexidade das relações de
gênero dentro de espaços de sociabilidades que, de certa forma, sedimenta a nossa forma de pensar, agir,
compartilhar, subjetivar os significados do que é cotidianamente vivido? Entendemos que a formação dos
gêneros está intimamente relacionado à tentativa de compreender as relações entre o masculino e o feminino,
caracterizadas pela diferença dos gostos, preferências, comportamentos e atitudes de cada sexo, por isso, é
necessário entender os diferentes sentidos que são dados às ações de homens e mulheres. Em termos de
referencial, utilizamos autoras(es) tais como: Vale de Almeida (1995), Connell (1997), Nascimento (1999),
Medrado & Lyra (2002) entre outros. A interação direta com as pessoas que praticam ou praticaram
práticas esportivas, tanto em Recife-PE como em Sumé-PB foram importantes para capturamos os sistemas de
significação, fazem dos(as) participantes formadores de conhecimento e portadores de uma visão de mundo que
inclui categorias de classificação utilizadas cotidianamente para distinguir, diferenciar, e (des) igualar
coisas e pessoas. Trata-se de espaços de demarcação de fronteiras entre atividades consideradas masculinas e
femininas, ou seja, instrumentos de (re) significação das formas de conceber as diferenciações entre os
gêneros. Palavras-chave: Gênero; Corporeidade; Linguagem.