ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 017: Antropologia dos Resíduos
Reaproveitamento de materiais na elaboração dos desfiles das Escolas de Samba do Carnaval Carioca
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de reaproveitamento de materiais na confecção dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro. Partindo do pressuposto de que esses materiais já cumpriram seu papel de ilustrar o enredo ao longo do seu cortejo ritual uma vez e que, inicialmente, foram descartados, busco acompanhar como esses objetos são adquiridos, ressignificados e inseridos em um novo desfile, contando uma nova história, um novo enredo. Ano após ano, as escolas de samba levam para a avenida diferentes enredos, composto com diversos carros alegóricos e fantasias pensadas para contar uma determinada história. Passado o desfile, começa um processo de desmontagem desse carnaval para dar lugar ao próximo. Dentro dos barracões (lugar onde são elaborados os desfiles), os trabalhadores realizam uma triagem de materiais que podem ser reutilizados dos que serão descartados. Desses objetos descartados, como por exemplo pedaços de alegorias, esculturas, fantasias, tecidos, entre outros, surgem novas possibilidades de desfiles para Escolas de Samba dos Grupos de Acesso do Rio de Janeiro e, até mesmo, escolas de outras cidades e estados. Autores como Araújo (2008) e Barbieri (2012), assinalam que essa prática de reaproveitamento é bastante comum entre os Grupos de Acesso no carnaval. Entretanto, o que chama a atenção é a capacidade de ressignificação que esses objetos ganham em cada desfile. Nesse processo, os carnavalescos possuem a função de “requalificar o objeto, ultrapassando os limites de seus usos originais (DEBARY,2017) para serem usados novamente em uma nova narrativa. Sob esse ponto de vista, é possível atribuir a noção de “valor biográfico (APPADURAI; KOPYTOFF, 2008) a essas esculturas. Segundo os autores, esses objetos possuem uma vida social e podem ser compreendidos seguindo sua trajetória de vida. Sendo assim, irei apresentar a vida social dessas esculturas e seus desdobramentos e ressignificações a partir de suas aparições nos desfiles das Escolas de Samba, tanto no Grupo Especial, quanto no Grupo de Acesso.