Trabalho para Mesa Redonda
MR 57: Para evitar a queda do céu: o que as crianças nos ensinam para sair da crise contemporânea?
Aprendendo a respeitar os “donos” dos lugares: o que as crianças Galibi-Marworno nos ensinam sobre cuidado e ética socioambiental?
A partir de pesquisa de campo com crianças Galibi-Marworno do Uaçá (Oiapoque/AP), pretende-se explorar as dinâmicas de aprendizagem relacionadas ao reconhecimento, cuidado e respeito a um ambiente vivido por diferentes tipos de pessoas, humanas e não humanas. A educação Galibi-Marworno sustenta que as crianças devem viver livremente na comunidade para desenvolver um corpo forte e saudável e adquirir conhecimentos úteis para as atividades cotidianas. Esta apresentação argumenta que a extensão dessa liberdade e a possibilidade de circulação das crianças depende do reconhecimento das características dos diferentes contextos socioambientais em que ocorrem essas atividades. Boa parte dos desafios da aprendizagem está em reconhecer os diferentes contextos socioambientais em que ocorrem as atividades diárias (marcados por domínios de “propriedade” humana e não humana), identificar a presença dos “donos” dos lugares e conhecer seus vínculos com esses "donos" (humanos do mesmo grupo local, humanos de outros gruopos locais e não humanos), bem como as regras de contato, cuidado e respeito que se deve ter com essas pessoas. É dessa maneira que as crianças Galibi-Marworno nos ensinam sobre cuidado e ética socioambiental.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA