ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 009: Antropologia da Economia
Arranjos de mercado: Categorizando o mercado a partir do mundo cafeeiro
O presente paper se debruça sobre processos de coordenação, valoração e categorização dos mercados na vida social, apresentando um conjunto inicial de reflexões de minha tese de doutorado, ainda em andamento, sobre a relação de duas famílias produtoras de café, no Espírito Santo, com compradores de grãos com perfis distintos, desde os voltados à negociação dos cafés de maior valor agregado – chamados de cafés especiais – até os de menor valor – conhecidos como cafés commodity. A partir de uma abordagem etnográfica de cerca de um ano com as referidas famílias e com dois compradores de café, trato o mercado por uma abordagem comparativa que o entende como um objeto de valoração, julgamento e interpretação dos próprios atores sociais, antes que como uma modalidade fixa de interação, buscando produzir um arranjo analítico sociológico que dê conta de delimitar de maneira exaustiva como os mercados coordenam ações humanas e são categorizados de maneiras diferenciadas pelos atores, assentando hierarquizadas e políticas próprias de interação social que, a partir do mundo cafeeiro, espelham a maneira pela qual o mercado é instituído no ceio da sociedade.