ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 052: Estudos de Cultura Material: contribuições da Antropologia e da Arqueologia em um mundo mais-que-humano
O feitio do caboclo e os calços do maracatu de baque solto
Essa pesquisa pretende refletir acerca das mudanças da indumentária do caboclo de lança (principal personagem do maracatu de baque solto) a partir das mudanças experimentadas pela manifestação ao longo do século XX decorrentes da saída do brinquedo do terreiro para o palco e das novas relações estabelecidas com a sua espetacularização. Até a década de 1970, maracatu de baque solto era associado à violência e despertava inquietação por onde passava. A escravidão, a monocultura canavieira, o controle político de uma elite branca e a hegemonia da religião católica fincaram as raízes das tradições culturais da zona da mata pernambucana. Era inevitável, portanto, que as manifestações surgidas a partir desse contexto imprimissem experiências conflituosas no meio da festa. Isso é muito característico nas festas populares, quando a própria vida é representada nas apresentações e a brincadeira se torna, por um tempo, vida real. O duelo era, portanto, uma peça decisiva no enredo da tradição. Quando dois grupos defrontavam-se no meio de um canavial, era comum que acontecessem brigas severas entre os folgazões. Se defender, resistir, sobreviver era um componente central da experiência. Por outro lado, o espetáculo trouxe um processo inevitável de transformações e adaptações às novas tecnologias, consumo e formas de trabalho, uma vez que as heranças culturais estão impregnadas de significados amplos e extremamente ativos e que a festa é uma forma cheia de significados. Mais do que golas, lanças e chocalhos, a indumentária do caboclo de lança é sua armadura, a extensão do mundo invisível e natural. É a imaterialidade expressa na materialidade. Se vestir para o carnaval envolve uma longa e rica preparação. A festa incorpora o apogeu de uma paixão, de identidades, heranças e representa um símbolo bastante significativo de luta contra a opressão cultural e a marginalização das expressões populares: um duelo mantido no campo da arte.