ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 066: Imagens emergentes: antropologia e (re)montagens de arquivos audio-visuais
Produção discursiva de gênero em mídias digitais: transmasculinidades no Instagram
O objetivo deste trabalho é identificar as produções discursivas sobre gênero apresentadas em perfis do Instagram, tendo como foco o conteúdo compartilhado por sujeitos que se apresentam como homens trans ou transmasculinos. Utiliza-se aqui a categoria de práticas discursivas, tendo como inspiração a leitura de excertos do livro de Michel Foucault, Arqueologia do Saber, que entende o discurso enquanto prática. No discurso entra em jogo uma série saberes e poderes que constroem regimes de verdades e instituem posições para os sujeitos. A construção social e cultural do gênero pressupõe a valorização de feminilidades e masculinidades hegemônicas que simbolizam posições dentro da estrutura social do gênero. O caráter normativo das identidades de gênero hegemônicas é reiterado em mídias digitais, assim como são problematizados e questionados por pessoas e coletivos que utilizam a plataforma como espaço de comunicação e divulgação de ideias ligadas às pautas e reinvindicações culturais e políticas, sobretudo, no que se refere à padrões de beleza e igualdade de gênero. Para alcançar os objetivos, buscou-se embasamento teórico a partir das leituras de Butler, Connell, Miskolci e Bento com a pretensão de responder a seguinte questão: que estratégias discursivas têm sido utilizadas por homens trans e transmasculinos no Instagram com o intuito de visibilizar e engajar conteúdo sobre suas identidades sexuais? Tendo como base uma abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como pressuposto que o Instagram, enquanto ferramenta comunicacional, distribui conteúdos, ofertando-os por meio de enunciados discursivos até então invisibilizados e que embaralham as fronteiras entre as esferas do público e do privado. O apresentar-se a si é a regra dos/as criadores/as de conteúdo, entendendo que a exposição aumenta sua visibilidade e possibilita engajamento. As etapas metodológicas foram realizadas com a observação sistemática das páginas de Instagram selecionadas Lucca Scarpelli e Math Vidal Rosa -, caderno de campo e a técnica da etnografia de tela digital, considerando alguns conteúdos compartilhados. A seleção das páginas foi feita a partir de dois critérios: a apresentação da identidade trans na bio e a especificação de que aquele perfil é de um criador(a) de conteúdo. As páginas selecionadas foram observadas separadamente, examinando as características predominantes em relação à performance de gênero e a produção de sentidos sobre a identidade de gênero trans. Como resultado dessa investigação, foi possível considerar identificar que as páginas, de um modo geral, oferecem uma diversidade de conteúdo sobre relacionamentos, trabalho, estilo de vida, assim como apresenta marcas e produtos que são incorporados no contexto da apresentação dos conteúdos.