Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Museus e temas transversais - A aprendizagem fora da sala de aula com a contribuição da Etnografia
A proposta pedagógica visou resgatar a experiência presencial de aprendizagem para alunos de uma escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, não apenas através do aprendizado normativo da busca pela compreensão de temas transversais; por meio da observação etnográfica, incorporando princípios antropológicos os alunos puderam aprender sob outras perspectivas. Com o retorno às aulas presenciais e a flexibilização das medidas de segurança, a discente propôs a escola Ana Malta da Costa Azevedo-Recife/PE, um projeto que não só combinava o aprendizado normativo dos gêneros textuais à vivência cultural proporcionada por visitas a museus da cidade, mas também buscava resgatar a integração de espaços antes reclusos. A iniciativa tinha também como objetivo promover a sociabilidade entre os alunos, proporcionando não apenas um contato estreito com aparelhos culturais, mas também estimulando a compreensão do ambiente circundante de maneira peculiar por meio da etnografia, tendo nos museus e na memoriais uma ferramenta didática enriquecedora. A observação etnográfica, intrínseca à antropologia, foi utilizada para enfatizar a necessidade de reintegrar práticas educacionais não tradicionais, promovendo o contato direto dos alunos não apenas com os conteúdos curriculares, mas também com a cultura local e global. A proposta buscou, assim, ultrapassar os limites tradicionais dos currículos e da sala de aula, utilizando o espaço urbano e histórico como extensões do ambiente educacional. Ao integrar a observação etnográfica, a abordagem pedagógica visava transmitir conhecimentos, mas também incentivar os alunos a interpretar e compreender sua própria realidade cultural. O projeto, ao resgatar a experiência presencial de aprendizagem, não só valorizou o aprendizado normativo dos gêneros textuais, mas também proporcionou aos alunos uma imersão mais profunda na cultura local, promovendo uma educação mais holística e alinhada aos princípios antropológicos da observação participante.
PALAVRAS CHAVE: Museus, Etnografia, Currículo, Temas transversais