ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 032: As Ações Afirmativas no Brasil atual: análises antropológicas sobre a eficácia, eficiência e efetividade das reservas de vagas no ensino superior
Escrevivências na academia como produção de conhecimento e enfrentamento ao racismo no Ensino Superior Federal
Os estudos sobre a experiência e aplicação da política de reserva de vagas nas Instituições Federais de Ensino, vem crescendo exponencialmente em diferentes regiões do Brasil, seja por meio de relatórios de gestões via coordenadoria dessas Instituições de Ensino, ou também através do campo científico, em especial com estudos quantitativos, evidenciando a eficiência e eficácia desse tipo de política pública (Jardim et. al, 2022). Contudo, poucos são os exemplos de estudos que centralizam as experiências das pessoas beneficiárias dessas políticas como sujeitos de saberes e produtores de conhecimento através da prática. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca utilizar a metodologia de escrevivência como instrumento para refletir sobre os processos de estigmatização e resistência, enfrentados por pessoas negras, em estudo de caso vinculado à instituição federal de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tomando como base a pesquisa em que relatem as repercussões no tema de estigmatização e os seus reflexos voltados ao tema de racismo, dialogando com literatura que aborda a importância de metodologias narrativas, para a produção de conhecimentos decoloniais. Apresentaremos três relatos coletados a partir de registros anteriores de experiências vivenciadas pelos autores durante o seu período acadêmico de agosto de 2012 a janeiro de 2023 e agosto de 2016 a dezembro de 2020. Como proposta autorreflexiva, usaremos o tratamento em primeira pessoa do singular em diálogo com a terceira pessoa, permitindo que essa proposta crie um ser que vê, imagina, sente, assume, realiza e se afirma com o contato ao seu redor e pelo qual ele ou ela são afetados. Como principal contribuição, deste artigo soma-se a contribuições de trabalhos que visam dialogar com o tema de políticas de ações afirmativas em ensino superior e também traz propostas críticas para refletirmos o tema de eficiência e eficácia da inclusão de políticas de reserva de vagas, sem as adequadas adequações burocráticas, ideológicas e de estruturas necessárias para acolher estudantes e servidores nessas instituições de ensino.